Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Que cursos superiores oferecem as melhores oportunidades no Canadá?

Os custos com educação de nível superior estão no topo da lista de despesas dos estudantes canadenses (em 2012-2013, eles gastaram, em média, $5,581 em taxas escolares). Nessas condições, alguns estudantes estão começando a se questionar se a educação universitária vale tanto investimento. Mas as pesquisas ainda demonstram que os profissionais de nível superior encontram mais oportunidades no mercado de trabalho canadense do que os trabalhadores sem formação, embora esta regra não seja válida para todas as áreas.

Profissões em demanda no Canadá

Segundo Peter Harris, editor- chefe do Workopolis, o maior site de busca de emprego do Canadá, existem três áreas de estudo que estão liderando o ranking das contratações em nível iniciante:

  1. Saúde – O envelhecimento da população gerou um enorme crescimento em todos os setores da saúde, como enfermagem, farmácia, análises laboratoriais e medicina.
  2. Engenharia – O boom de recursos no oeste do Canadá tornou os engenheiros particularmente atraentes nesta região. Mas Harris diz que, na verdade, estes profissionais são muito procurados em todo o país. “Há muito pouco desemprego entre as pessoas com um diploma de engenharia”, diz ele.
  3. Tecnologia da Informação – Com um número cada vez maior de pessoas que acessam a Internet a partir de celulares e tablets, os criadores de aplicativos móveis e desenvolvedores web são cada vez mais necessários no mercado.

Lauren Friese, fundadora da TalentEgg, uma organização que ajuda recém-formados de nível  universitário a encontrar emprego, diz que os alunos que não possuem formação nas áreas de demanda podem, ainda assim, aproveitar as oportunidades adequando seu campo de estudo às necessidades de um empregador potencial.

“Geralmente, quem tem uma formação mais específica leva vantagem no mercado sobre um indivíduo que tem uma formação mais ampla e teórica.”, diz ela. Ao adquirir habilidades específicas, e também ao participar de um programa de estágio para ganhar experiência, os alunos podem se destacar no mercado de trabalho.

Áreas em baixa demanda 

Estudantes graduados em letras, ciências humanas e ciências sociais têm mais dificuldade para se inserir no mercado. “Há mais pessoas com diplomas de graduação nestas áreas do que empregadores dispostos a contratá-los”, afirma Harris. Friese diz que este fato não é surpreendente considerando-se que os formados nestes programas ainda não adquiriram habilidades específicas e diretamente aplicáveis ​​à maioria das vagas de emprego. “O empregador percebe que o candidato vai ter que ser treinado. Eles não têm certeza de que você consegue fazer o trabalho porque você ainda não provou que é capaz”, diz ela.

Embora a conexão entre essas áreas e o mercado de trabalho seja limitada, Harris explica que isso não significa que elas não devam ser estudadas. “Qualquer graduação em letras, em geral, vai garantir excelentes habilidades para a pesquisa, competências em comunicação e redação que são aplicáveis ​​em diversos campos, por isso estas formações continuam sendo úteis. O problema é que tais profissões em si não estão sendo diretamente procuradas pelos empregadores”, diz ele.

Mesmo que a gente nunca veja um anúncio de emprego para um especialista em filosofia, Friese e Harris acreditam que uma graduação na área de artes liberais ainda possa valer o investimento. “No longo prazo, um diploma universitário ainda é mais valioso do que não ir para a faculdade”, diz Friese. Os dados da Statistics Canada mostraram um índice de desemprego de 5,8% entre os graduados no ano de 2012. Para fazer uma comparação, o índice corresponde a 8,8% entre as pessoas que concluíram apenas o ensino médio e 16,4% entre aqueles que não obtiveram este diploma.

Harris concorda, então, que ainda há valor em um diploma universitário, mas aconselha os alunos a refletirem sobre as razões para escolherem estudar uma determinada área. “Para estudar filosofia e áreas como as artes liberais você tem que estar apaixonado por elas ou procurando crescer e expandir sua riqueza de conhecimento como pessoa. Caso você resolva ir para a universidade apenas para conseguir um emprego e acumular créditos para o seu currículo, então talvez seja melhor repensar um pouco, pois  uma formação universitária custa caro, leva tempo e, talvez você queira investir em algo que o torne mais competitivo para o mercado”, diz Harris.

Leia também College, university ou o quê? para entender a diferença entre esses dois tipos de formação no Canadá.

[CANADIAN IMMIGRANT]

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Mestre em Estudos de Tradução, Loretta Murphy é tradutora juramentada no Canadá, com 15 anos de experiência na área. Ela é canadense e viveu no Brasil por mais de 6 anos, além de ter vivido também no México e no Japão. Entre os serviços que presta estão as traduções certificadas do Português para o Inglês e do Espanhol para o Inglês de todos os tipos de documentos, inclusive: Certidões de Antecedentes Criminais, Títulos e Certificados Acadêmicos, Históricos Escolares, Documentos Legais e Médicos, Carteiras de Motorista, Certidões de Nascimento, Certidões de Óbito, Certidões de Casamento e Certidões de Divórcio.

6 Comentários

6 Comments

  1. Luana

    08/fev/2014 at 22:17

    Personal Trainer…24 anos de experiência… registro no cref… atividade física para idoso e pessoas de todas as idades… tem chance lá?

  2. jorge teixeira

    26/nov/2013 at 12:33

    Posso fazer um curso de ingles full time no George Brown College? mesmo estando com o visto vencido?
    obrigado.

  3. maria tabosa

    01/out/2013 at 16:46

    E quanto ao ensino do Espanhol?
    Há possibilidades de trabalho em alguma região do Canadá?
    Grata,
    Maria.

  4. ANTONIO PEDRO SILVA

    01/out/2013 at 14:59

    O CANADA EMPREGA PESSOAS DE 50 ANOS DE IDADE? EIS AÍ MINHA IDADE,POR ISSO
    NÃO COMPLETEI MEU CURRICULUN AINDA,PORQUE, NÃO OBTIVE RESPOSTA DESTA PERGUNTA,COMO TAMBÉM,TENHO 3 FILHOS SENDO UM AUTISTA E ESPOSA PARA
    VIAJAR.OUTRA PERGUTA POSSO SER CONTRATADO NO BRASIL EM CASO DE APROVAÇÃO DO CURRICULUN? QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE CONTRATAÇÃO?

  5. Mateus

    01/out/2013 at 09:01

    E quanto a cursos na área jurídica? O mercado é muito limitado?

    • Anônimo

      02/out/2013 at 17:49

      Problema da área juridica é que as leis brasileiras são totalmente diferentes das canadenses.

      Para tal, vc provavelmente necessitaria de um diploma canadense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Trabalho

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo