Siga-nos

OiCanadá

Educação

Projeto Embaixadores UdeM comemora os resultados de seu primeiro ano

No último mês de outubro – o semestre de outono é a época de início do ano letivo no Canadá e conta com o maior número de admissões – cerca de 200 brasileiros estavam matriculados em algum dos cursos oferecidos pela UdeM. Muito desse sucesso se deve ao trabalho dos Embaixadores UdeM para o Brasil.

Há um ano, fizemos uma matéria sobre a criação do projeto, desenvolvido pelo Serviço de Admissão e Recrutamento da Université de Montréal, maior universidade do Quebec e segunda do Canadá com 60 mil alunos, para atrair estudantes brasileiros para seus mais de 250 programas de graduação e 350 de pós-graduação. Para isso, o grupo de Embaixadores criou ferramentas de comunicação em português: um site de admissões dentro do portal da UdeM, depoimentos em vídeo, um grupo no Facebook e palestras informativas.

Para se ter uma ideia do sucesso do programa, apenas dois meses após a criação do grupo no Facebook, cerca de 600 pessoas já faziam parte da comunidade. Hoje, são quase 3 mil participantes!

Palestras

Desde o início do projeto, em março de 2013, foram realizadas 13 palestras informativas em 6 cidades diferentes, recebendo um total de 850 estudantes. Segundo Rogério Bilheiro, um dos embaixadores brasileiros, as palestras são uma ferramenta importante. “A gente orienta os estudantes em todos os procedimentos do processo de admissão, além de dar uma pequena visão da vida em Montreal, como o custo de vida, e orientar sobre algumas possibilidades de bolsa”, explica. É importante salientar que todos os procedimentos governamentais, como vistos de estudos, passaportes e outros documentos necessários para viabilizar a viagem ficam a cargo dos próprios estudantes.

Rogério acabou de voltar do Brasil, onde participou de duas palestras presenciais em Belo Horizonte. Segundo ele, existe um grande interesse das universidades brasileiras em apresentar a UdeM para seus estudantes. “Nós tentamos suprir essa demanda com palestras presenciais, claro. Mas, para suprir as necessidades de um país tão grande quanto o Brasil, nós criamos a estratégia complementar das palestras online, que nos permitem abranger um público ainda maior”, comenta. No vídeo abaixo você poderá escutar a uma das palestras online organizadas pelos Embaixadores da UdeM para o Brasil (conteúdo em português).

Assista aqui também a uma reportagem feita com Rogério sobre a palestra ministrada na UFMG:

Novos caminhos

Nesta semana, entre 11 e 15 de maio, o reitor da UdeM Guy Breton, estará em visita ao Brasil para consolidar os laços já criados entre a universidade canadense e instituições brasileiras. Segundo a própria UdeM, nos últimos três anos pesquisadores brasileiros publicaram mais de 500 artigos científicos com pesquisadores da Université. Com o objetivo de encorajar essa mobilidade entre os dois países, a UdeM criou um programa de estudos chamados “Campus Brasil”, que oferece aos estudantes canadenses cursos de introdução à Língua Portuguesa, além de formação sobre o Brasil Contemporâneo, nas cidades de Montreal, Rio de Janeiro e São Paulo.

Júlia é formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia e tem mais de 5 anos de experiência com Assessoria de Imprensa e textos para publicações e sites corporativos. Veio para Montreal em março de 2012 e se apaixonou pela cidade! Atualmente, ela faz cursos de extensão em Jornalismo na Universidade Concordia.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Educação

Topo