Siga-nos

OiCanadá

Educação

Quanto custa um intercâmbio de 30 dias em Toronto?

Se você está pensando em fazer um intercâmbio em Toronto, ficar um mês por aqui estudando inglês, curtindo a cidade, viajando para algumas cidades turísticas, quem sabe até dar uma passeada em Nova Iorque e ainda comprar aquelas coisinhas básicas, mas não tem noção de quanto isto tudo custaria, talvez possamos chegar a um valor aproximado pra te ajudar na sua próxima viagem.

Antes de tudo: não vamos ser “xiitas” a tal ponto de propormos aquelas sagas aventureiras de passar um mês em Toronto com apenas $10 por dia. Masoquismo não. Também não vamos ao céu da ostentação de jatinhos, toalhas de seda e tudo mais. Os valores serão aproximados, médios, baseados, inclusive, em experiências de pessoas que já viveram essa odisseia.

Então, vamos começar do zero. Passaporte. Você já tem um passaporte? Quanto custa tirar um passaporte? Que visto deve-se solicitar? Isso custa? Sabe preencher os formulários em inglês? Quer ajuda de um despachante-sabe-tudo? Você já sabe que você vai precisar de um seguro saúde internacional? E a passagem aérea? Vai ficar onde quando chegar aqui? Quantas horas de curso por semana? Quanto custam os passeios? Quer ir conhecer Quebec? Quanto custa um Big Mac em Toronto? Ufa, isso só pra começar.

Caroline Gomes, paulista de São José dos Campos, voltou recentemente para o Brasil, depois de passar um tempo por aqui, e confessa: “Fechei um pacote já com visto, passagem, moradia e curso. Gastei em torno de C$3,500 no mês, mas isso não conta as viagens para Nova Iorque, Kingston e outras coisas mais”. Geralmente pacotes de intercâmbio cobrem várias coisas, mas nem todas.

Caroline Gomes gastou C$3,500 sem contar as viagens turísticas

Caroline Gomes gastou C$3,500 sem contar as viagens turísticas

Por exemplo, o fato de você estar no Canadá, não quer dizer que você pode alugar um barquinho e decidir ir visitar o Obama em Nova Iorque, assim de boa. Você precisa de um visto americano caso queira visitar a terra do Tio Sam. Quanto? US$160. Além daquele despachante, da viagem até o consulado para entrevista, fotos, cópias de documentos… enfim, voltemos a Toronto.

Basicamente, há dois momentos de gastos nessa história toda: um antes de chegar aqui e outro estando aqui. Antes, são os gastos com documentação, passagem aérea, seguros, cursos etc; aqui você vai gastar com compras, viagens, passeios, alimentação e outros detalhes. Pra isso, bolamos um checklist com valores (em dólares canadenses) e itens pra nos dar uma visão geral do tamanho do cofrinho que temos que ter.

Vamos ao guia de sobrevivência: passaporte, o despachante, visto de turismo, passagem aérea pela Air Canada, seguro internacional para 32 dias, curso de inglês com 20 horas/aula semanais, uma moradia com duas refeições/dia, um cartão metropass para um mês de transporte público, um citypass para você curtir os cinco principais pontos turísticos de Toronto (incluindo: CN Tower, Casa Loma, Zoo etc), uma viagem para Niagara Falls com um Corolla alugado com mais três amigos que você fará por aqui, uma viagem pra Quebec e Montreal com a mesma turma e o mesmo carro e outra para Nova Iorque, mais as compras em todos esses lugares e algumas saídas à noite, pois ninguém é de ferro. Total aproximado: uns C$6,000. Muito caro?

Maurício Máximo veio de São Paulo para cá para um mês de intercâmbio e gastou uns C$3,400, mas ressalta: “Não fiz essas viagens todas e nem comprei muita coisa não”. Mas, tanto ele quanto a Caroline e muitos outros fizeram escolhas por umas ou outras coisas: o céu é o limite. Além disso, há os possíveis imprevistos como perder a bagagem, fraude no cartão, doenças inimagináveis, os possíveis impostos sobre os 16 iPhones que você quis levar para o Brasil e assim vai.

Maurício Máximo gastou C$3,400 mas deixou de fora as viagens

Maurício Máximo gastou C$3,400 mas deixou de fora as viagens

Por fim, reserve no mínimo uns C$4,000 para começar a brincadeira e torça para que o valor do dólar não pese tanto na sua mala. E mais uma dica: use nosso checklist (download) para incrementar ou segurar no valor das suas compras, para dispensar ou contratar aquele despachante, para viajar ou não para região francesa do Canadá e até para calcular quanto fica para comer 20 BigMacs no mês!

Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

8 Comentários

8 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Educação

    Topo