Siga-nos

OiCanadá

Opinião

Pelo fim da exigência de visto brasileiro para os canadenses!

A exigência de visto de turista para canadenses que pretendem visitar o Brasil é uma aberração. Ela se baseia no Estatuto do Estrangeiro, uma lei de 1980 que diz que o Brasil irá aplicar o princípio da reciprocidade para vistos, ou seja, se o Canadá pede visto aos brasileiros, o Brasil pedirá visto aos canadenses.

Ao contrário do que muita gente pensa, aplicar o princípio da reciprocidade para visto não é pratica comum. Há muitos exemplos, mesmo na América Latina, de países que não exigem vistos para canadenses enquanto seus cidadãos devem tirar visto para ir pro Canadá. Entre eles estão: Peru, Chile, Bolívia, Equador e Uruguai. A Argentina e a Colômbia não exigem visto, mas cobram uma taxa de reciprocidade.

O visto é um instrumento de controle migratório. Ao exigir vistos, os países sacrificam o turismo em nome da segurança, do controle de quem pode ou não entrar no país. Faz todo o sentido o Canadá exigir visto dos brasileiros, todos sabem que há muitos brasileiros que gostariam de ir morar no Canadá. Muitos não hesitariam em se mudar, mesmo que ilegalmente.

Já o contrário, o Brasil exigir visto dos canadenses, não faz sentido nenhum! Não há canadenses querendo ir viver no Brasil ilegalmente. Se os canadenses não representam uma ameaça à segurança do Brasil, o visto só serve a um propósito: prejudicar o turismo, prejudicar o Brasil.

O Brasil exige visto desnecessariamente de cidadãos de outros países também, na lista estão americanos, australianos, japoneses… O canadense é dispensado de visto em 174 países, opções de países querendo receber canadenses de braços abertos não faltam. Quem está disposto a gastar dinheiro e tempo com a burocracia brasileira? O potencial turístico brasileiro é enorme, turismo é uma indústria fantástica que traz muitos dividendos ao país. É uma pena desperdiçar tamanho potencial.

Na semana passada, o Canadá retirou a exigência de visto para os mexicanos. O México era mais um exemplo de país que não aplicava o princípio da reciprocidade. A retirada da exigência do visto se deu como resultado de uma negociação onde o México abriu seu mercado às carnes canadenses e o Canadá retirou a exigência do visto. O serviço de inteligência canadense não queria que a exigência do visto fosse retirada, mas venceu o interesse comercial.

No final do ano passado, o Canadá anunciou que estudava não mais exigir o visto de turista dos brasileiros. Era uma clara indicação de que o Canadá estava disposto a negociar com o Brasil. Não tenho acesso ao que ocorreu nos bastidores (se é que algo realmente tenha chegado a acontecer). Só sei que, semana passada, o site do governo canadense foi atualizado, o anúncio de que brasileiros não mais precisariam de visto para visitar o Canadá apareceu e, logo depois, desapareceu (conforme noticiado aqui no OiCanadá).

Por conta das olimpíadas, o Brasil resolveu suspender a necessidade de visto para todos os estrangeiros ente os dias 1 de junho e 18 de setembro desse ano. Agora é rezar para que a experiência areje a cabeça dos nossos políticos e eles resolvam acabar com essa aberração. A esperança é a ultima que morre.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Moro no Canadá desde 2008. No Brasil eu era psicólogo e trabalhava em uma escola e em consultório particular. No Canadá, me especializei em Mídia Digital e trabalho nas Páginas Amarelas como consultor de mídia. Gosto de escrever sobre aquilo que me interessa: política, economia, tecnologia, comportamento, etc. Versatilidade, acho que essa é a minha marca principal. Hahaha!

10 Comentários

10 Comments

  1. Jorge naslauski

    20/set/2016 at 10:07

    Excelente análise! O princípio da reciprocidade só é válido se tivermos algum benefício,

  2. Jorge naslauski

    20/set/2016 at 10:04

    Excelente análise!

  3. Suzana Maldonado

    12/jul/2016 at 08:31

    Também não concordo que o Brasil deve abrir as portas assim facilmente, ué porque o Canadá tem direito de nos pedir visto e o Brasil não, acho o Canadá um país incrível, mais temos que parar de achar que nosso país é um lixo, se tivéssemos no minimo um pouco de amor por nosso país ele não estaria do jeito que está, então se o Canadá não abre as portas, não devemos abrir para eles também.

  4. Sandra

    08/jul/2016 at 16:21

    Não concordo que brasileiros estão desesperados para vir para o Canadá. Estou aqui há dois anos e ninguém da minha família pretende morar no Canadá, talvez somente visitar. Acho justo à reciprocidade, o Brasil é um lindo país, mas nós brasileiros sempre justificamos atitudes de países mais desenvolvidos que o nosso, alguns gostariam esconder que são brasileiros. Concordo sim, com direitos iguais. Precisamos crescer economicamente, mas antes de tudo, devemos nos valorizar como brasileiros, porque os Canadenses se valorizam.

  5. Mesquita

    06/jul/2016 at 16:48

    Reciprocidade já!

  6. Cláudio Antonio

    06/jul/2016 at 11:54

    Acho sim que devemos obrigar aos canadenses de tirar o visto ,para vir ao Brasil, devem pagar com o mesmo valor que pagamos e com as muitíssimas dificuldades que nos são impostas.
    tive de pagar mais de R$ 500,00 em taxas e envios e terceiros para obter os visto.

    Um absurdo.

  7. walter

    06/jul/2016 at 11:41

    Eu concordo com a proposta de acabar com os vistos entre os dois países. Mas se o seu vizinho não deixa você entrar na casa dele sem o visto, porque você deveria deixa-lo entrar na sua? Tem que valer a reciprocidade diplomática. Apenas questões comerciais não podem ser levadas em conta.

  8. Anônimo

    06/jul/2016 at 11:38

    Como a Elizabeth, tambem concordo com a lei de reciprocidade.
    Temos muita, muita, mas muita burocracia mesmo para virmos ao Canada ainda que como turistas. Somos um pais tambem e precisamos perder o complexo de vira-lata.
    E alem disso, nao acho que o brasileiro esteja louco para morar no Canada e por isso eles tem que se proteger. O que ocorre eh que o brasileiro busca uma vida melhor em uma serie de fatores para si e principalmente para seus filhos e nesse sentido valeria a pena uma mudanca para o Canada, EUA, Europa, Australia ou Nova Zelandia. Porem o Canada transformou turismo, estudo e imigracao em um business combinado, que encontra no Brasil uma demanda.

  9. Elizabeth Palma

    06/jul/2016 at 09:47

    Cpncordo com a lei da reciprocidade. Se nos ecigem visto devemos ecivi los tambem. Uma atirude de nossos governantes que procura demonstrar que apesar da crise e das mazelas politicas,somos um pais.
    Elizabeth

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Opinião

Posts Populares

Topo