Siga-nos

OiCanadá

Opinião

Pelo fim da exigência de visto brasileiro para os canadenses!

A exigência de visto de turista para canadenses que pretendem visitar o Brasil é uma aberração. Ela se baseia no Estatuto do Estrangeiro, uma lei de 1980 que diz que o Brasil irá aplicar o princípio da reciprocidade para vistos, ou seja, se o Canadá pede visto aos brasileiros, o Brasil pedirá visto aos canadenses.

Ao contrário do que muita gente pensa, aplicar o princípio da reciprocidade para visto não é pratica comum. Há muitos exemplos, mesmo na América Latina, de países que não exigem vistos para canadenses enquanto seus cidadãos devem tirar visto para ir pro Canadá. Entre eles estão: Peru, Chile, Bolívia, Equador e Uruguai. A Argentina e a Colômbia não exigem visto, mas cobram uma taxa de reciprocidade.

O visto é um instrumento de controle migratório. Ao exigir vistos, os países sacrificam o turismo em nome da segurança, do controle de quem pode ou não entrar no país. Faz todo o sentido o Canadá exigir visto dos brasileiros, todos sabem que há muitos brasileiros que gostariam de ir morar no Canadá. Muitos não hesitariam em se mudar, mesmo que ilegalmente.

Já o contrário, o Brasil exigir visto dos canadenses, não faz sentido nenhum! Não há canadenses querendo ir viver no Brasil ilegalmente. Se os canadenses não representam uma ameaça à segurança do Brasil, o visto só serve a um propósito: prejudicar o turismo, prejudicar o Brasil.

O Brasil exige visto desnecessariamente de cidadãos de outros países também, na lista estão americanos, australianos, japoneses… O canadense é dispensado de visto em 174 países, opções de países querendo receber canadenses de braços abertos não faltam. Quem está disposto a gastar dinheiro e tempo com a burocracia brasileira? O potencial turístico brasileiro é enorme, turismo é uma indústria fantástica que traz muitos dividendos ao país. É uma pena desperdiçar tamanho potencial.

Na semana passada, o Canadá retirou a exigência de visto para os mexicanos. O México era mais um exemplo de país que não aplicava o princípio da reciprocidade. A retirada da exigência do visto se deu como resultado de uma negociação onde o México abriu seu mercado às carnes canadenses e o Canadá retirou a exigência do visto. O serviço de inteligência canadense não queria que a exigência do visto fosse retirada, mas venceu o interesse comercial.

No final do ano passado, o Canadá anunciou que estudava não mais exigir o visto de turista dos brasileiros. Era uma clara indicação de que o Canadá estava disposto a negociar com o Brasil. Não tenho acesso ao que ocorreu nos bastidores (se é que algo realmente tenha chegado a acontecer). Só sei que, semana passada, o site do governo canadense foi atualizado, o anúncio de que brasileiros não mais precisariam de visto para visitar o Canadá apareceu e, logo depois, desapareceu (conforme noticiado aqui no OiCanadá).

Por conta das olimpíadas, o Brasil resolveu suspender a necessidade de visto para todos os estrangeiros ente os dias 1 de junho e 18 de setembro desse ano. Agora é rezar para que a experiência areje a cabeça dos nossos políticos e eles resolvam acabar com essa aberração. A esperança é a ultima que morre.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Moro no Canadá desde 2008. No Brasil eu era psicólogo e trabalhava em uma escola e em consultório particular. No Canadá, me especializei em Mídia Digital e trabalho nas Páginas Amarelas como consultor de mídia. Gosto de escrever sobre aquilo que me interessa: política, economia, tecnologia, comportamento, etc. Versatilidade, acho que essa é a minha marca principal. Hahaha!

10 Comentários

10 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Opinião

    Topo