Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Liberais vão mudar a regra de imigração condicional para maridos e esposas

Os liberais anunciaram ontem, 31 de outubro, que a partir da primavera de 2017, eles vão cancelar uma lei aprovada pelos conservadores em 2012. Essa lei dizia que maridos ou esposas poderiam ter seu status de imigrante revogado e teriam que deixar o país caso se separassem em até 2 anos após imigrar para o Canadá.

Segundo os conservadores, a lei ajudaria a inibir a imigração por casamentos não legítimos. Já os liberais acreditam que a lei pode levar a relacionamentos violentos e abusivos. A preocupação dos liberais é com mulheres que não se separariam de maridos violentos por medo de perder o status de imigrante.

De acordo com o governo 58,218 maridos, esposas e crianças receberam status de imigrante condicional entre 2013 e 2015.

A lei aprovada pelos conservadores permitia que o cônjuge solicitasse a isenção da condição dos dois anos em casos de abuso ou de morte do companheiro canadense. Os liberais acreditam que isso não é suficiente para garantir a segurança das mulheres. Eles temem que mulheres não peçam a isenção por desconhecer a lei ou por medo.

Os liberais acreditam que a integridade do sistema se mantenha mesmo cancelando essa lei. Outras normas continuam valendo. Pessoas que imigraram através do cônjuge continuam só podendo patrocinar um novo companheiro após 5 anos de sua chegada ao Canadá. Além disso, as pessoas ainda podem ter seu status de imigrante revogado caso fraudem a lei dizem os liberais.

Moro no Canadá desde 2008. No Brasil eu era psicólogo e trabalhava em uma escola e em consultório particular. No Canadá, me especializei em Mídia Digital e trabalho nas Páginas Amarelas como consultor de mídia. Gosto de escrever sobre aquilo que me interessa: política, economia, tecnologia, comportamento, etc. Versatilidade, acho que essa é a minha marca principal. Hahaha!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Vistos e Imigração

Posts Populares

Topo