Siga-nos

OiCanadá

Educação

5 universidades canadenses para você ficar de olho

Quando se fala de universidades canadenses, estamos falando de universidades que estão entre as melhores do mundo. Tem a Universidade de Toronto (UofT), tem a McGill (em Montreal), tem a Universidade de Waterloo e por aí vai. Mas, existem algumas outras que estão entrando neste time das “The Best”, mesmo que a gente não ouça falar muito delas, por enquanto. Então, quais são elas?

A UniversityHub divulgou uma lista das consideradas universidades do futuro no Canadá. São cinco instituições de ensino que têm se destacado, e muito, com programas avançados e diferenciados de estudo, grandes investimentos em infraestrutura e tecnologias, além de avanços em pesquisas proeminentes.

Saca o lema da universidade: “Pequena universidade, Grande educação”. Com foco em cursos de graduação, ela se destaca num ponto interessante de ensino: o multiculturalismo, não como você já está cansado de ver no Canadá, mas numa linha que envolve populações aborígenes, além de outras culturas. O governo canadense tem investido forte neste diferencial, visando o ensino à distância. As linhas de estudo têm forte ênfase no ambientalismo. Sem contar a proporção aluno-professor que é excelente na Algoma.

Recentemente esta instituição recebeu um aporte de nada mais nada menos do que $13 milhões para a criação de um centro de inovação ambiental em seu campus. Objetivo: pesquisas sobre os efeitos das mudanças climáticas no ecossistema marítimo. Isso sem contar a aquisição de inúmeros equipamentos de altíssima tecnologia, usados por lá justamente pra isso: ciência e ecologia. Embora esteja fincada numa cidade minúscula em New Brunswick, a grana que tem sido posta ali extrapola fronteira.

A ULeth é uma universidade, digamos, bem jovem ainda. São somente 50 anos dedicados à educação. E pra comemorar os cinquentinha, a Universidade quer distribuir mais bolsas de estudos neste ano. Também é outra que tem recebido investimento pesado tanto do governo, quanto da iniciativa privada para dar um upgrade no que já vem sendo feito em pesquisa e desenvolvimento, além de conquistar novos alunos.

Você provavelmente já ouviu falar da Ryerson. Aliás, a procura por esta instituição tem aumentado muito nos últimos anos. Nada nada, ela teve um crescimento de 10% nos últimos dois anos, e 50% na última década. O campus de Toronto não para de crescer, e suas instalações são de deixar qualquer um de boca aberta. E outros campus bem “futuristas” estão vindo por aí. O âmbito dos programas também vai bem nessa linha ligada nas próximas décadas – destaque para um Mestrado de Inovações em Engenharia e Empreendedorismo, com um viés na onda das start-ups.

A Universidade de Windsor, sem exageros, não para de progredir. A cada ano nascem novos e equipados prédios, novas linhas de pesquisas, novas áreas de estudos, além de novos investimentos chegando. Só no ano passado o Governo de Ontário injetou $85.8 milhões na universidade, visando principalmente as pesquisas na área automobilística. Fora outros milhões destinados ao desenvolvimento de Centro Científicos – pra galera ir lá e criar, fuçar, desenvolver, inventar etc. E não pense que as outras tantas áreas de ensino (como Humanas e Biológicas) estão desamparadas, muita grana tem sido empregada nestas áreas também.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Anônimo

    10/abr/2017 at 10:34 AM

    Se colocarem a cidade ao lado do nome da UNiversidade fica melhor a reportagem. Estou procurando no Google cada uma.

Deixe um comentário

Continue lendo
Publicidade
Pablo Marcelo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

Mais em: Educação

Posts Populares

Topo
error: Conteúdo Protegido

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!