Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Confiança e objetividade são pontos fortes em “résumés”

Se você é daquelas pessoas que criam seus résumés com humildade e fornecendo muitos detalhes, tá na hora de repensar a abordagem.

Você já leu aqui algumas dicas de como desenvolver um bom currículo ao estilo canadense, ou seja, o seu résumé. Lembre-se que ele é sua introdução profissional e o primeiro passo para conseguir uma entrevista, daí a necessidade de torná-lo atrativo para quem o analisa. Sendo ele o primeiro contato do recrutador com o candidato, é muito comum que o résumé estabeleça também a primeira impressão. Aqui, o famoso ditado “a primeira impressão é a que fica”, é bastante válido.

Porém, somente uma boa impressão não é suficiente para conseguir uma entrevista. Pragmáticos, os recrutadores daqui, buscam no résumé informações que os ajudem a descobrir se o candidato tem qualificações e potencial para ocupar a vaga. Se for escrito com clareza e possuir informações relevantes sobre suas qualidades e experiências profissionais, o résumé pode se tornar uma excelente ferramenta para conectar ambos, o candidato e o recrutador.

Com tudo isso em mente, seguem mais 2 dicas:

Dica 3: Comunicação com confiança

Diga ao seu futuro empregador o que você andou fazendo de bom no seu último trabalho, para mostrar que você fez a diferença na antiga vaga.

Não seja modesto, só você sabe o seu potencial. Aproveite para destacar seu currículo de qualquer outro.

Exemplo:

“Fui responsável pelas vendas de 1000 peças entre Janeiro e Junho.”
Isto é bom ou ruim?

Que tal escrever algo como:

“Fui responsável pelo aumento das vendas em 35% nos primeiros 6 meses”, ou ainda, “Fui responsável pelo aumento das vendas de 40K(mil) para 50K.”

Dica 4: Mantenha-o reduzido

Muitos dizem que um résumé não deve passar de 1 página. Mas se toda sua experiência não couber em uma única página, e toda esta experiência for importante para a vaga para a qual você vai aplicar, não hesite em criar uma segunda página.

Inclua trabalhos de no máximo 10 a 15 anos, a não ser que eles estejam diretamente relacionados com a posição desejada. Mas cuidado para não precisar usar uma terceira página. Uma outra opção é criar um résumé específico para a posição para a qual você está aplicando. Isto ajuda a manter seu résumé conciso e direto. Neste caso, tenha muito cuidado ao selecionar quais experiências e informações são relevantes para a posição.

Camilla Rangel Moreira, nascida em Recife, chegou em Toronto em 2003. Formada em Psicologia no Brasil. Atuou no mercado com recrutamento, seleção e treinamento por quase 10 anos nas áreas de finanças, hotelaria, industrial, IT e segurança.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Trabalho

Topo