Siga-nos

OiCanadá

Educação

Quebec oferece as creches mais baratas do país

Um estudo realizado pelo Canadian Centre for Policy Alternatives (CCPA), aponta Quebec como a província com o menor custo para child-care no país — o mesmo serviço em Toronto, por exemplo, é 10 vezes mais caro que em Montreal. Saiba quanto custa para colocar seu filho em uma creche no Canadá.

No Canadá, o governo garante ensino gratuito para todos a partir dos 5 ou 6 anos idade. Antes disso, a família tem que ter alguém que cuide dos pequenos, ou precisa achar um day-care.

O problema é que os preços do serviço dispararam por quase todo o país depois de 2017, com algumas localidades registrando aumentos de até 61% acima da inflação. Em algumas cidades é inclusive comum que as famílias coloquem as crianças em listas de esperas assim que descobrem a gravidez.

Mas a história é bem diferente na província do Quebec. Por lá, existe desde um programa de garantia de child-care universal e é isso que faz uma família pagar $175 por mês para uma criança em Montreal e $1,675 para o mesmo período em Toronto.

Segundo o CCPA, aliás, tirando Quebec, o custo do child-care é hoje a segunda maior despesa de uma família canadense, ficando atrás apenas do gasto com aluguel ou prestação de hipoteca. A boa notícia é que várias províncias estão estudando ou já implantando programas para aliviar a situação.

Valores por província

A pesquisa do Centro coletou dados de 10.000 agências que oferecem o serviço de child-care em 28 cidades canadenses durante um período de quatro meses. Todas as cidades do Quebec registraram cobranças inferiores a $200 por mês por criança. Na sequência vêm Manitoba e Prince Edward Island, onde os custos ficam em torno de $650 e $740 mensais, respectivamente.

Os valores ficam entre $750 e $1,000 para todas as outras capitais, mas passa da marca dos mil em Calgary e chegando aos $1,500 em Vancouver. Mas nada supera os quase $1,700 cobrados em Toronto — e não há notícia alguma de que o governo de Ontário esteja pensando em mexer no sistema.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Educação

Topo