Siga-nos

OiCanadá

Educação

Estudar no canadá é cada vez mais urgente para os brasileiros

Diante do desmonte da educação brasileira de modo geral, e frente ao recente anúncio de cortes nas bolsas de pesquisa CAPES e CNPQ, o Canadá torna-se cada vez mais uma opção para quem quer estudar fora.

Diferente do que se observa no cenário educacional brasileiro, no canadense, ao invés de cortes, são incentivos de muitos milhões de dólares para a pesquisa.

Inclusive uma entidade canadense já escreveu para o governo brasileiro demonstrando preocupação com a situação de caos que se instalou aqui no Brasil.

Para quem não sabe o que é a CAPES e CNPQ, são agências de fomento e incentivo à pesquisa. São bolsas de estudo concedidas pelo governo brasileiro, tanto para quem estuda no Brasil, quanto fora. Sem as bolsas, resta aos pesquisadores voltar para casa ou arcar com as despesas universitárias.

Concluindo, penso que restam pelo menos duas alternativas para os estudantes:

a) lutar contra o desmonte na Educação que aqui se vive, esperando por futuras melhorias agindo, e não simplesmente esperando sem nada fazer, ou seja, “esperançando” no dizer de Paulo Freire, indo às ruas e exigindo mais investimentos do governo em todos os sentidos com vistas à melhoria educacional desde a base ao ensino superior;

b) ir embora do Brasil assim que possível para um país melhor, no caso, para o Canadá.

Mas para essa segunda alternativa é preciso ter dinheiro, e aí, o que fazer? Planejar-se e ser resiliente rumo ao sonho de estudar fora, como já escrito.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Educação

Topo