Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Sites espalham fake news sobre imigração no Canadá

A Agence France-Presse (AFP) é a mais antiga agência de notícias do mundo e publicou um alerta recentemente sobre uma notícia falsa circulando em sites e mídias sociais que já ultrapassou a marca de 6.000 compartilhamentos.

O sistema de conferência de fatos da AFP detectou o que é provavelmente uma campanha da oposição ao governo Trudeau e sua política de recrutamento de imigrantes. No texto em inglês — disparado por sites baseados em Kosovo, no leste da Europa — eles afirmam que o Canadá se prepara para receber 3 milhões de imigrantes este ano quando, na verdade, o número programado é de 341 mil pessoas.

O problema, no entanto, vai além da questão interna e mostra a vulnerabilidade dos candidatos à imigração ao mesmo tempo em que aponta para a necessidade de se conferir sempre as fontes de informações. 

O governo federal vem mesmo trabalhando em cima do combate a fraudes e golpes ligados à imigração. Em seu site oficial, há um alerta para que ninguém acredite em empresas intermediárias que afirmem garantir com todas as letras um emprego no Canadá.

Eles também já receberam denúncias de pessoas que receberam correspondência falsa, simulando comunicados do governo, mas com remetente com contas do gmail, hotmail, yahoo ou coisa semelhante.

Há também um aviso de que ninguém jamais pedirá, em nome do governo canadense, que se faça um depósito em uma conta pessoal ou uma transferência de dinheiro através de empresas privadas. Aliás, os pagamentos feitos diretamente ao governo no processo de imigração são sempre realizados para o “Receiver General for Canada”. 

Veja aqui a notícia falsa sendo desmascarada pela AFP e aqui você pode visitar a página oficial do governo com dicas sobre medidas para prevenir golpes.

Matérias relacionadas

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Vistos e Imigração

Topo