Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Três formas de se proteger contra fraudes sendo um recém-chegado no Canadá

Há muitas novidades e mudanças empolgantes ao se estabelecer em um novo país, mas é importante lembrar que fraudes podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento e os sinais podem ser bem diferentes do que se imagina. Aqui vamos citar três tipos comuns de golpes e como se proteger contra eles.

Golpes de emprego

Ao iniciar sua busca de emprego no Canadá, fique alerta às oportunidades que parecem boas demais para ser verdade, pois provavelmente são. O mesmo vale na procura por apartamentos.

Golpes de emprego podem incluir cenários em que lhe pedem para transferir dinheiro antecipadamente antes de iniciar o trabalho, comprar um kit de produtos ou algo “necessário” para iniciar o novo emprego, ou fornecer informações pessoais antes de se encontrar pessoalmente para uma entrevista.

Faça sua pesquisa sobre as empresas e garanta que qualquer potencial empregador seja legítimo. Você pode confirmar isso através de agências de emprego em sua região.

Pode ser uma boa checar as páginas das empresas nas mídias sociais e verificar participação e comentários de usuários, também verificando se as contas desses usuários não seriam perfis falsos.

Phishing

O phishing é um golpe on-line comum, projetado para induzi-lo a divulgar suas informações pessoais ou financeiras com a finalidade de fraude financeira ou roubo de identidade.

Você pode receber um email de uma fonte que parece ser legítima. Normalmente, eles darão uma razão para convencê-lo de que você deve fornecer informações imediatamente.

Temas comuns incluem alertar você sobre uma violação de segurança em uma conta pessoal, anunciando que você é vencedor do concurso ou avisando que um parente de longa distância lhe deixou uma grande quantia de dinheiro proveniente de uma herança.

Fique alerta à qualquer email de desconhecidos. Verifique o endereço de e-mail que enviou a mensagem e faça uma pesquisa on-line para ver se esse é um golpe comum vivido por outras pessoas. Se algo parecer suspeito, não o abra e exclua a mensagem imediatamente. Tome precauções de segurança para proteger suas informações pessoais e não as compartilhe com ninguém nem as armazene em seu computador.

SMiShing

Semelhante a golpes de phishing, o SMiShing é quando você recebe uma mensagem de texto em seu celular contendo um link de site que, se clicado, pode conceder a um fraudador acesso a suas informações pessoais.

Se uma mensagem de texto for de um remetente ou telefone desconhecido — mesmo alegando ser de uma empresa conhecida —, não clique no link, e exclua a mensagem.

Se os fraudadores tiverem acesso ao seu dispositivo ou informações pessoais, você corre o risco de ser comprometido.

Lembre-se que instituições financeiras e outros prestadores de serviços não solicitam informações pessoais, senhas ou cartões de crédito por mensagem de texto ou e-mail.

Enfim, na dúvida, é sempre melhor prevenir do que remediar.

Avatar photo

Cinthia Ferreira é professora de português/inglês/francês e tradutora brasileira, residindo atualmente em Toronto, Canadá. Tradutora formada pela Universidade de Toronto especializada em: Marketing, Business, Turismo, Tecnologia e Documentação para processos de imigração como: Certidões de Casamento, Certidões de Divórcio, Atestados de Antecedentes Criminais, Certidões de Óbito, Diplomas, Documentos de Identidade, Históricos Escolares, Extratos Bancários, Cartas de Recomendação, Currículos, entre outros, nos seguintes idiomas: Inglês, Português, Francês e Espanhol. Professora de Inglês e Português formada em Letras, com mais de 10 anos de experiência em: Cursos Regulares ou Intensivos, Preparação para Teste de Cidadania Canadense, Preparação para exames de proficiência como TOEFL/IELTS, Preparação para exames da imigração CELPIP, MELAB e CAEL, Business English, Conversação, Gramática e Vocabulário através de cursos presenciais ou aulas online.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Notícias

Topo