Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Canadá comemora índices que apontam franca recuperação econômica

A Statistics Canada acaba de revelar que o país abriu 337.000 novas vagas de trabalho em fevereiro, empurrando assim a taxa de desemprego para um patamar menor do que o registrado antes da pandemia. 

A taxa de desemprego em fevereiro de 2020, antes do caos pandêmico se espalhar, estava na casa dos 5.7%. Neste último fevereiro, no entanto, o número ficou em 5,5%, mostrando que, apesar da crise causada pela ômicron, a economia canadense já está em acelerado ritmo de recuperação.

Os números, claro, ainda não trazem nenhum impacto da invasão russa à Ucrânia, e que tem tudo para empurrar ainda mais para cima a inflação, em especial com o aumento da gasolina. Mesmo assim, os dados estão sendo recebidos com entusiasmo. E não é para menos. Só o setor de acomodações e alimentação (hotéis e restaurantes) abriu mais de 114.000 postos em fevereiro. Em segundo lugar, ficou a cultura e a recreação que, juntas, somaram outras 74.000 novas contratações no mesmo período.

Além disso, os ganhos tomaram conta de quase todo o país, com apenas Alberta e New Brunswick ficando de fora do crescimento — mas também sem mostrar qualquer piora em seus quadros. 

Inflação e PIB

Apesar do otimismo que a reativação das contratações traz, há no país uma preocupação com o avanço da inflação. Pela primeira vez desde setembro de 1991, esse índice passou dos 5%, chegando a 5,1% em janeiro deste ano. 

Para tentar conter esse avanço, o Bank of Canada subiu a taxa de juros pela primeira vez desde 2018. A taxa estava a 1,75% antes da pandemia, foi cortada para 0,25% durante a crise e agora, no comecinho de março, foi elevada para 0.5%. Os especialistas apostam ainda que haverá mais pequenos aumentos esse ano, o que pode complicar a vida de quem andou comprando imóvel no limite de sua capacidade de pagamento mensal, mas não deve causar outros grandes problemas.

Por outro lado, há a excelente notícia do PIB de 2021. O número de 4,6% foi anunciado no dia 1o. de março revelando o mais significante crescimento dos últimos 20 anos. Só para se ter uma ideia, em 2019 a taxa havia sido de 1,86% e, na sequência, a COVID chegou para promover uma encolhida histórica de -5,4% em 2020.

Na somatória de tudo isso — inflação, taxa de desemprego e PIB –, o inverno canadense se despede trazendo bons ventos e justamente quando a pandemia parece chegar aqui a um patamar mais gerenciável. Agora é arregaçar as mangas e tratar de aproveitar a primavera e a reabertura dos restaurantes, teatros, cinemas e tudo mais.

Para saber mais

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Notícias

Topo