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Grandes atrasos preocupam e irritam passageiros nos principais aeroportos do Canadá

É natural que a demanda por viagens internacionais esteja em alta após dois anos de pandemia, mas nos aeroportos do Canadá o retorno do turismo trouxe longas filas para o embarque e horas de espera dentro do avião já pousado até a abertura das portas. Entenda o que está acontecendo e o que esperar da sua viagem de avião tanto na ida quanto na volta. 

Os posts de gente reclamando dos atrasos ou da angústia de quase perder o avião apesar de já estar há horas no aeroporto começaram a aparecer praticamente junto com a chegada da primavera e com algumas pessoas definindo a situação como caótica. Mais recentemente, apesar de os relatos persistirem, o volume de reclamações caiu, o que acende uma luz no fim do túnel para quem está com viagem marcada.

Mesmo assim, é melhor prevenir que remediar, chegando pelo menos uma hora mais cedo do que o recomendado pelas companhias áreas e munido de paciência, barriga cheia e material para ajudar a passar o tempo — livro, revistas, bateria extra para o celular, lanchinho e brinquedos para as crianças. 

Causas e soluções

O problema tem sido comum nas principais cidades do país, mas com destaque para o Pearson em Toronto, o maior aeroporto do Canadá. Ali a GTAA, administradora do complexo, reconhece que a situação é preocupante e garante que os atrasos têm a ver com a combinação de vários fatores, mas que o maior deles é com certeza a falta de mão-de-obra.

Segundo a GTAA, a Canadian Air Transport Security Authority (CATSA), responsável pela checagem de segurança pré-embarque, está operando com menos funcionários que antes da pandemia e o mesmo acontece com a agência dos Estados Unidos (U.S. Customs and Border Protection ou US-CBP) encarregada de averiguar todo passageiro que tenha conexão ou destino final no país. 

Já no desembarque, a GTAA assegura que a culpa recai sobre os procedimentos de monitoramento e combate à COVID-19 que ainda estão em vigor, e que a decisão de manter os passageiros à espera dentro do avião pousado faz-se muitas vezes necessária para evitar um congestionamento caótico de pessoas na área de alfândega.

A GTAA aponta ainda o dedo para o governo federal pedindo a eliminação das medidas especiais relacionadas à COVID e que afetam, em especial, o desembarque. Pedem também mais investimento em pessoal e tecnologia para o processamento de entradas e saídas do país e uma conversa franca com o governo dos Estados Unidos, para que o volume de funcionários volte ao patamar pré-pandêmico.

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