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Golpistas arrecadam milhares de dólares se passando por funcionários da Imigração Canadense

Os golpes aplicados por espertinhos não tem limites. Quem não se lembra da onda de ligações dos “falsos sequestros” que aconteceu há não muito tempo. Pois agora temos também os falsos telefonemas da imigração. E as vítimas, pelo menos no Canadá, têm sido muitas e com grandes perdas de dinheiro. Então, cuidado ao receber uma chamada desconhecida.

O golpe é relativamente recente. A chantagem é feita da seguinte forma: alguém liga para uma pessoa e se identifica como um agente do setor de imigração do Canadá. Com isso, ele inicia a confirmação de dados da vítima (data de nascimento, nome completo, número do passaporte, SIN etc). Num segundo momento diz que a vítima infringiu diversas leis de imigração e, por conta disso, está sujeita a prisão, perda do status ou até deportação. Para que nada disso aconteça, uma multa deverá ser paga imediatamente. Pronto, está dado o golpe.

Os pagamentos são feitos por meios de Western Union, Interac e até cartões pré-pagos. Os valores giram em torno de $5 mil a $10 mil dólares. Em alguns casos, até um táxi é enviado à casa da vítima para levá-la à uma agência bancária. Algumas vítimas são obrigadas a mandar, inclusive, cópias de seus documentos junto com a comprovação de transferência do valor. Os golpistas se fazem também de agentes da CRA (Canada Revenue Agency) – a Receita Federal do Canadá.

Para se ter uma ideia, somente em Calgary, no ano passado, foram reportados mais de 5000 telefonemas desse tipo, com perdas em torno de $390.000. “Os golpistas são muito experientes. Num rápido bate-papo, qualquer pista que você der, eles te pegam”, disse a sargento Kristie Verheul. Um morador da cidade de Guelph, em Ontário, relata que foi lesado em $10.000 numa ligação falsa do CRA.

A CIC (Citizenship and Immigration Canada) – o setor responsável pela imigração no país – se manifestou a respeito desses golpes. Segundo eles, nenhum de seus funcionários está autorizado a realizar telefonemas com fins de cobrar taxas ou multas de quaisquer naturezas, tampouco solicitarem transferências de valores ou cartões pré-pagos. O mesmo se aplica para o CRA. Além disso, dados sigilosos de forma alguma são requisitados por telefone.

Por conta disso, tanto a Polícia quanto esses órgãos oficiais do Governo (CIC e CRA), disponibilizaram algumas dicas para que a população não seja ludibriada por esses larápios internacionais, as quais:

  • Não se sinta pressionado a responder quaisquer perguntas dessa natureza até ter plena certeza do motivo de tais questionamentos;
  • Nunca faça transferências bancárias ou forneça informações de seus cartões de crédito até se certificar da legitimidade da situação e mesmo da identidade do mediador;
  • Confirme o número do telefone origem da ligação e diga que retornará o contato assim que possível, com isso procure confirmar tal número;
  • Fique atento também aos e-mails, correspondências e websites que lhe sejam enviados como forma de “legitimar” o contato – os mesmos podem ser máscaras de sites oficiais.
  • Ignore o senso de urgência que tentam causar com essas ligações;
  • Em caso de dificuldade de se comunicar ou compreender determinadas ligações em inglês (ou francês) oriundas de órgãos governamentais, solicite ajuda;
  • Nunca, em hipótese alguma, forneça ou disponha os números de seu passaporte, dados bancários ou SIN, sem ter plena certeza da situação;
  • Em caso de dúvida quanto à legitimidade da ligação ou queira fazer alguma denúncia, ligue para: 1-888-242-2100 (CIC) ou 1-800-959-8281 (CRA) ou 1-888-495-8501 (Canadian Anti-Fraud Centre).
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Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

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