Siga-nos

OiCanadá

Dinheiro

Os 10 golpes mais aplicados em 2016 e como os canadenses perderam mais de 90 milhões de dólares só no ano passado

É primeiro mundo, é desenvolvido, as pessoas leem pra caramba, mas quando o golpista é bom (no sentido mau da coisa) todos somos passíveis de cair num golpe – aqueles que a gente acha que nunca vai cair. A Better Business Bureau revelou quais foram os 10 golpes mais aplicados em canadenses no ano passado e as quantias envolvidas, e é assustador.

O estrago foi grande. Foram mais de $90 milhões de dólares perdidos assim de forma besta. Aquele dinheiro que na hora que ele sai das suas mãos, você saca: dancei. E podia ter sido pior. Então, fique atento, questione sempre, peça para retornar as ligações, não forneça números de documentos e cartões gratuitamente, peça ajuda e comunique às autoridades sempre!

Vamos à lista das maldades:

  • 1 – Tarifas para Empréstimos ($1M)

A pessoa já tá enforcada, sem grana e corre atrás de um empréstimo. Não consegue nas instituições financeiras normais. Daí lhe oferecem um valor, mediante pagamento de uma taxa. Ela paga a taxa, mas o empréstimo…

  • 2 – Golpe da Loteria ($3M)

Telefone toca: “Você ganhou um prêmio da loteria!” Quem não gostaria de receber uma ligação destas?! Basta você pagar uma pequena taxa de “seguro das loterias perdidas no mundo de um sonho distante”! Pagou, dançou!

  • 3 – Golpe da Receita Federal ($4.3M)

Este golpe vem diminuindo, principalmente depois de desmantelarem um call center na Índia que só fazia isso: ligar pras pessoas dizendo que elas estavam devendo pro Governo e precisavam pagar ou dar números de documentos e tals. O resto você já sabe. Leia também: Golpistas arrecadam milhares de dólares se passando por funcionários da Imigração Canadense.

  • 4 – Golpe do Emprego ($5M)

Sabe aquele emprego fácil? Aquele que você trabalha de casa, na boa, faz seu próprio horário, aquele que nem entrevista tem? Então, pague uns trocados que eu arrumo um desses pra vocês. E acredite, este é um dos golpes mais aplicados.

  • 5 – Golpe do Investimentos ($7.5M)

Meu amigo, minha amiga, quem não gostaria de colocar seus suados dólares numa aplicação que rendesse muito acima da média?! Lucro garantido. Nenhuma perda – só aquela quando você aplica e nunca mais vê a sua grana, muito menos os tais rendimentos milagrosos!

  • 6 – Golpe de Compras On-Line ($8.6M)

O site é bonitinho. As ofertas celestiais. Os descontos inimagináveis. Os produtos só de primeira. Por que não? Você compra, paga, mas nunca recebe. Atenção: esse golpe tem sido muito comum no Brasil também.

  • 7 – Fraude de Documentos ($11M)

Este é clássico, infelizmente. De uma forma ou outra, os números dos seus documentos, cartões de crédito, SIN number, chegam nas mãos destes larápios – daí, já era. Dor de cabeça na certa.

  • 8 – Wire Fraud – Spearphishing ($13M)

Um grande problema para empresas e bancos. Golpistas enviam emails falsos em nome de grandes empresas e solicitam envio de dinheiro, dados bancários, logins e senhas.

  • 9 – Golpe do Namoro ($17M)

Este é de partir o coração! A pessoa tá lá, toda solitária, em busca do amor da sua vida, vindo sentado num cavalo branco, braços e ouvidos abertos. Só que o papinho do golpista não tem nada de amor, é balela pura. E em alguns meses ele vai precisar de uma graninha…

  • 10 – Golpe do Conteúdo Falso (Quantia desconhecida)

Matérias patrocinadas, recomendações, comentários e depoimentos falsos! Aparece um produto, você olha meio de lado, “Será? Vamos ler o que dizem”. Pronto: tudo é perfeito, o melhor produto do mundo, sua vida não será mais a mesma depois de comprar este produto revolucionário, tá esperando o quê?! É isso. Só que tudo falso.

Leia também: Craigslist: dicas para não cair nas armadilhas deste site de negócios.

Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Dinheiro

Topo