Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Québec quer pagar treinamento e contratar 10 mil cuidadores de idosos

O governo provincial anunciou um novo programa para recrutar e treinar mão-de-obra para trabalhar nas unidades públicas especializadas em idosos, as chamadas CHSLD – Centres d’hébergement et de soins de longue durée.

A iniciativa chega após a pandemia ter escancarado um problema crônico de falta de pessoal no atendimento a idosos, o que afeta de forma direta e profunda a qualidade de vida dos idosos que moram nestas unidades de saúde. Em especial, trata-se de uma resposta a um relatório recentemente divulgado pelo Exército canadense, após a convocação de militares para ajudar no combate à COVID-19 nas CHSLD. 

A conclusão do documento é de que falta gente e treinamento e é por isso que o governo vai agora pagar CAD $21 por hora para quem estiver interessado em fazer o curso para atuar como préposées aux bénéficiaires. As aulas começarão já em junho e terminarão em setembro com contratação garantida para quem terminar o curso com boas notas.

O salário final para os cargos ainda está em discussão entre os sindicatos e o governo, mas a proposta inicial é de que fique em torno dos CAD $26 por hora, o que equivale a um total inicial em torno dos CAD $ 50.000 ao ano, o que é um bom número para alguém com um cargo que não requer diploma universitário.

A grande questão, porém, é que não se sabe ainda como as pessoas devem proceder para se candidatar para o curso nem que critérios serão estabelecidos para a escolha dos alunos. Falta também saber detalhes práticos sobre as aulas, como o dia exato de início, local, formato, carga horária etc. 

O cargo oferecido é para cuidar das necessidades básicas dos pacientes, ajudando a dar banho, trocar de roupa, arrumar a cama, alimentar etc. E, de acordo com o próprio governo, o candidato deve ser um bom comunicador, do tipo que sabe se expressar e também ouvir, estar em boas condições físicas, ser responsável e organizado, capaz de seguir procedimentos e rotinas, ter iniciativa, ser prático e, sobretudo, gostar de lidar e ajudar pessoas.

Para saber mais sobre a profissão no Québec, clique aqui (site em francês).

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

4 Comentários

4 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Trabalho

    Topo