Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

5 profissões que pagam bem, têm alta demanda e baixo estresse no Canadá

Mais do que nunca as pessoas estão colocando o nível de estresse e qualidade de vida na balança ao definir seus rumos profissionais. A O*NET — uma rede de dados financiada pelo Ministério do Trabalho dos Estados Unidos — tem até uma escala para medir a relação entre cargos e estresse. É a O*NET stress tolerance ratings, onde quanto menos pontos um trabalho tem, melhor para o trabalhador. Conheça aqui cinco profissões com salário anual acima de CAD $100.000, boa demanda e baixo nível de desassossego.

Caldeireiro

O boilermaker ou caldeireiro é alguém que fabrica, instala, testa e mantém caldeiras, tanques fechados, torres, trocadores de calor, navios e outras estruturas pesadas de metal. Trata-se de uma profissão regulamentada que os interessados e interessadas — isso mesmo: eles têm programas especiais para incentivar as mulheres a entrarem no metiê — acessam fazendo um curso em college que dura entre quatro a cinco anos.

Esse treinamento acontece em sistema de aprendiz, ou seja, o estudante passa cerca de um quarto das horas aprendendo na prática sob a supervisão de um caldeireiro experiente e recebendo até CAD $55 por hora.

Com 48 pontos na tabela O*NET, alta procura de pessoal e salário anual começando na casa dos CAD $90.000 e chegando aos CAD $180.000, ser caldeireiro é atuar numa profissão campeã nesta equação de baixo estresse e altos ganhos no Canadá.

Engenheiro hídrico

No Brasil já existe curso superior em engenharia hídrica, mas no Canadá, apesar de haver até mesmo uma associação de hydrologists a profissão é exercida por gente que faz cursos com componentes no ramo e depois se especializa através de um mestrado.

O profissional da área está em alta e lida com o manejo de chuva, lagos, rios, poços artesianos, lençóis freáticos, enchentes, conservação de recursos hídricos e promoção de uso sustentável desse recurso natural. A classificação de estresse do cargo é de 62 pontos com o salário variando entre CAD $72.000 e CAD $127.000 por ano.

Técnico em agricultura de precisão

Aqui a missão é dar suporte técnico aos agricultores para que eles possam usar dados e tecnologia para tirar o melhor proveito possível das suas terras. A profissão surge em inglês com vários nomes: precision agriculture technician, crop specialist, independent crop consultant, precision agriculture specialist ou precision ag specialist e ainda precision farming coordinator, e requer formação em TI ou agronomia ou agrobusiness, podendo ainda ser uma boa ideia se certificar como crop advisor.

Quem atua neste setor trata do controle de pestes, aplicação de pesticidas, mapeamento de colheita, irrigação, manejo de solo, fertilização e análise topográfica e meteorológica em um serviço que atinge 63 pontos na tabela de estresse norte-americana e tem salário anual no Canadá na faixa dos CAD $73.000 a CAD $128.000, além de uma demanda bem positiva dependendo da província. 

Analista de inteligência de negócios

Aqui com certeza não faltam vagas! A formação precisa ser em TI, administração, matemática ou estatística, e há a exigência de bons níveis de conhecimento de Tableau, R, SQL, Python, Oracle e similares. Além disso, vários colleges oferecem diplomas e workshops que funcionam como uma espécie de pós-graduação.

O papel do profissional da área é de usar dados para ajudar a identificar tendências, oportunidades e problemas em potencial, criando assim a possibilidade de maior produtividade, eficiência e lucro para as empresas. O salário começa em torno dos CAD $63.000 e vai até uns CAD $200.000, com o coeficiente de estresse ficando em 63 pontos. 

Estatísticos

A praia do estatístico é reunir, analisar e interpretar dados, aplicando suas conclusões para ajudar a resolver problemas em áreas como engenharia, saúde, sociologia e negócios. As vagas surgem em universidades, nos três níveis de governo, em instituições financeiras, empresas de seguro e firmas privadas de consultoria, por exemplo.

Para trabalhar neste setor no Canadá, é preciso ser formado em estatística ou matemática e, no caso de cargos que envolvam avaliação e gestão de riscos, ter formação como atuário. Na hora de procurar uma colocação, as vagas podem surgir sob o título de statistical analyst, biostatistician, demographer, insurance ou consulting actuary e, claro, mathematician ou statistician

Há no país todo uma boa demanda para pessoal especializado, com o salário variando entre CAD $88.000 e incríveis CAD $259.000. E como se não bastasse a pontuação no ranking de stress fica em 64 pontos.

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Trabalho

    Topo