Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Québec anuncia guinada nos rumos da imigração

Depois de um 2019 com um superbaixo número de imigração em decorrência da pandemia, o Québec parece ter finalmente tomado um choque de realidade e anuncia agora que vai turbinar o processamento de candidaturas no ano que vem e receber mais gente do que nunca.

François Legualt assumiu o cargo equivalente ao de governador de estado no Québec em 2018, representando o partido Coalition Avenir. Na sua plataforma de campanha, ele prometeu que iria baixar em 20% o volume de imigração na província e, de fato, o teto para o ano de 2020 ficou em apenas 44 mil pessoas — e nem chegou a ser cumprido, com o registro de entrada de apenas 25 mil novos residentes na região.

Na época, a razão oficial da medida estava relacionada à necessidade detectada de maior investimento e compromisso com o esforço de integração dos novos habitantes da província, com uma oferta mais ampla dos cursos de francês que pagam cerca de CAD $600 por mês para o alunos e que são oferecidos pelo governo com um currículo que mistura língua e cultura quebequense.

E, de fato, os serviços de acolhida de quem acaba de chegar receberam mesmo mais suporte. Mas é impossível encarar os novos números anunciados sem colocar na balança o imenso impacto que a queda de imigrantes teve sobre o empresariado, que anda desesperado à procura de trabalhadores e que pode mesmo estar por trás dessa surpreendente mudança de rumo do governo Legault que agora anuncia que a província vai trabalhar para receber cerca de 70 mil imigrantes em 2022. 

A novidade consta de um documento lançado no último dia 28 de outubro pelo Ministério da Imigração quebequense (MIFI), e que ainda explica que o total será dividido entre novos candidatos e 18 mil felizardos que devem finalmente sair da fila de espera de processamento de papelada antiga que andou, aliás, bem empacada.

A província é a única a ter um sistema independente de imigração no Canadá. Implantado em 1991, ele permite que o Québec assuma toda a responsabilidade sobre a seleção de imigrantes destinados à sua área.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Vistos e Imigração

Topo