Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Confira vagas de trabalho aprovadas para trabalhador estrangeiro para começo imediato

São mais de 2.500 oportunidades de todo tipo à espera de estrangeiros para preencher as vagas. A maior parte delas está na British Columbia (1.000), com Ontário em segundo lugar (760) e Alberta surgindo na sequência (556). A faixa salarial mais contemplada fica entre CAD$ 20.000 a 40.000 anuais, mas há também cargos que pagam mais de CAD$ 120.000 por ano.

De temporário a permanente

As vagas são de trabalho temporário, mas podem mesmo abrir as portas para uma residência permanente e que sai bem mais em conta que os caminhos mais tradicionais de imigracao. Isto pode acontecer, por exemplo, se o empregador oferecer um emprego permanente para o funcionário — ou se o empregado cutucar o patrão para que ele faça essa oferta e comece assim um processo de sponsorship (apadrinhamento) que é até mais comum do que se pensa.

Outra possibilidade é se candidatar através do Canadian Experience Class (CEC), que exige que a pessoa tenha pelo menos dois anos de experiência de trabalho no Canadá ou um diploma de college/universidade em escola canadense acompanhado de um ano de experiência de trabalho no Canadá. 

Note ainda que há também vagas que já são para trabalho permanente, o que significa a possibilidade de imigração rápida, barata e com a garantia de trabalho e renda desde o primeiro dia em solo canadense.

Novo foco 

Dois fatores também podem levar o governo a dar ainda mais atenção à mudança de status desses trabalhadores (de temporário para permanente). Um deles é a experiência acumulada durante a pandemia, quando a chegada de imigrantes ficou complicada e a estratégia foi procurar candidatos a PR (permanente residente) no meio da comunidade estrangeira já presente no Canadá. 

O outro incentivo nesta direção vem dos dados compilados pela Stats Canada e que apontam para o sucesso da taxa de retenção de imigrantes que já contam com experiência de trabalho numa província antes de serem oficialmente admitidos como residentes permanentes, e que fica em 90.2% — um índice à frente do constatado em qualquer outro programa. 

Vagas

Dentre as vagas em aberto que constam da lista oficial do governo, há duas categorias: as que já estão com a papelada toda pronta para contratação de estrangeiros e as que ainda estão com o processo em andamento. Em Calgary, por exemplo, uma empresa já com a documentação toda preparada está à procura de um gerente de vendas para e-comércio, pagando CAD$ 60.000 por ano por 30 horas de trabalho semanal em um cargo permanente e com começo imediato. Já em Surrey, BC, a procura é por quatro cabeleireiros(as) para trabalhar 40 horas por semana de maneira permanente para receber cerca de CAD$ 32.000 por ano. O salão também já está com o processo todo aprovado, só faltando encontrar os interessados em pegar na tesoura.

Como achar vagas

Clicando neste link aqui você cai direto na página do banco de vagas que traz oportunidades de trabalho abertas para estrangeiros. Aí, existem várias opções de filtro de resultados — por província, por idioma do ambiente de trabalho (inglês, francês ou os dois), faixa salarial e ainda estado da documentação da empresa junto ao governo.

É que para poder buscar um profissional fora do país, os empresários precisam provar para o governo que eles tentaram, tentaram e não conseguiram preencher a vaga com o pessoal local. Para isso, existe a LMIA (Labour Market Impact Assessment) e no link é possível ver casos com a LMIA já aprovada ou ainda em processamento.

Se o documento ainda estiver aguardando aprovação, não se intimide. O anúncio exibirá um aviso em destaque que diz que não é para pessoas sem visto de trabalho entrarem em contato. Mas nada impede que você acompanhe semanalmente a vaga, até o status de LMIA ser finalmente modificado e você poder se candidatar. 

Um exemplo de vaga desse tipo é para trabalhar na mais famosa rede de donuts do Canadá, a Tim Hortons, em Toronto. O salário não é lá grandes coisas para o custo de vida da cidade, mal chegando aos CAD$24.000 anuais, mas pode ser um começo melhor do que chegar com pouco dinheiro no bolso e no sufoco de encontrar um trabalho.

Outra oferta do mesmo estilo é para Software Developer em Vancouver, mas que pode ser também um trabalho remoto. Para 40 horas de trabalho semanal, a empresa paga cerca de CAD$ 92.000 anuais para uma posição permanente, mas que ainda aguarda sua LMIA aprovada.

Para saber mais

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Trabalho

Topo