Siga-nos

OiCanadá

Turismo

Casa Loma: O castelo de Toronto

O que um dia foi a residência de um grande industrial do Canadá, é hoje um dos pontos turísticos mais visitados de Toronto. O castelo Casa Loma oferece um misto de história e fantasia que encanta crianças e adultos.

Quem foi que disse que é preciso ser rei ou rainha para ter um castelo? Em Toronto, o Casa Loma, construído em estilo gótico na segunda década do século passado, nunca foi habitado por nenhum membro da realeza. O lugar foi a residência um dos mais importantes e ricos industriais na época, Henry Mill Pellattt, que junto com sua esposa desfrutou dos 98 cômodos, além de uma biblioteca para mais de dez mil livros, um luxuoso estábulo e um jardim que impressiona.

Pellattt, que foi um dos responsáveis por trazer eletricidade e os bondes a Toronto, escolheu para a construção do castelo E.J. Lennox, o mesmo arquiteto que fez o design da Prefeitura Velha da cidade. A construção teve início em 1911, contando com cerca de 300 trabalhadores e um custo de $3.5 milhões (uma imensa fortuna na época).

O estilo extravagante de Pellatt sempre causou polêmica, e ele não teve tanta sorte. A construção do castelo (principalmente o terceiro piso) foi interrompida em 1914 devido ao início da Primeira Guerra Mundial, o que também gerou uma crise na economia e aumento dos impostos. Sem condições de arcar com as despesas, o industrial foi obrigado a deixar o castelo com sua família, em 1923, com a frustração de ter vivido menos de dez anos na sua casa tão sonhada.

Desde então, o Casa Loma tem se tornado uma “pedra no sapato” para a cidade de Toronto. Em 1927, foi reaberta como um hotel, que terminou fechando um ano mais tarde. Houve também uma tentativa de fazer do local um ambiente para apresentações de músicos e orquestras, mas também não deu certo. Somente em 1937 o Kiwanis Club passou a ficar responsável pela administração do castelo e reabriu o prédio como atração turística. Porém, no ano passado, a Prefeitura de Toronto concordou em operar a atração turística, pagando cerca de $1.45 milhão pelos artefatos e a marca registrada “Casa Loma”.

Jardins e passagens secretas

O nome Casa Loma (casa na colina em espanhol) não foi por um acaso. O castelo foi construído em uma elevação, e está situado no Austin Terrace, próximo ao cruzamento da Davenport Rd. com Spadina. A melhor época para visitar o lugar são nos meses mais quentes, onde é possível apreciar o impressionante jardim com suas fontes de água, ou no período natalino, onde todo o castelo ganha decoração especial, além de uma série de apresentações.

No térreo da casa o visitante encontra a impressionante biblioteca, a sala de jantar, o grande salão (que possui uma janela de sacada de 12 metros), o escritório de Henry Pellattt (com passagem secreta) e o conservatório. Diversas apresentações teatrais e de música são apresentadas na Casa Loma, e a maior parte do público senta no chão mesmo. É recomendável chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência, principalmente nos dias mais cheios.

Ao subir a elegante escadaria do castelo, nos deparamos com alguns dos cômodos mais interessantes, como o quarto de Henry Pellatt, que possui um depósito escondido ao lado da lareira, onde eram guardados documentos importantes, além dos aposentos da sra. Pellatt (pintado em um tom de azul, cor favorita da esposa do industrial) e o requintado quarto de hóspedes.

No terceiro andar (que não teve a sua construção concluída), estão os quartos dos empregados e uma escada que dá acesso às duas torres do castelo. Porém, o mais interessante é mesmo o nível inferior do Casa Loma, onde um túnel de 250 metros liga o prédio aos estábulos. Nos meses mais frios, recomenda-se usar casaco nessa área porque faz muito frio. O visitante também não pode deixar de conhecer a estufa (onde existe uma cúpula de vitrais) e o jardim secreto.

Durante o ano inteiro, o Casa Loma oferece uma série de eventos. Uma boa dica é visitar o castelo durante os dias dos eventos, pois as atrações fazem com que esse ponto turístico de torne muito mais interessante. É possível ter acesso a toda a programação de eventos através da página na internet.

Existe também a possibilidade de alugar alguns cômodos para celebrações e eventos como casamentos, festa de aniversário e sessões de fotos. Mais informações podem ser obtidas online.

Serviço

2 Comentários

2 Comments

  1. Marlene da Silva

    13/maio/2014 at 4:30 PM

    Tem um errinho ai o nome certo seria : Sir Henry Mill Pellatt ( nao PALLAT)

    • Fernanda C Thiesen

      Fernanda Thiesen

      14/maio/2014 at 6:13 PM

      oi marlene. obrigada pelo toque. o nome foi ajustado. abs.

Deixe um comentário

Continue lendo
Publicidade

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

Mais em: Turismo

Posts Populares

Topo

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!