Siga-nos

OiCanadá

Turismo

Museu conta mais de 4 mil anos de história por meio dos sapatos

Qual é o acessório mais utilizado no mundo por homens e mulheres, que sendo popular ou não, faz a cabeça, ou melhor, os pés, de muita gente? Acertou quem disse sapatos! Agora, imagine um museu que reúne mais de dez mil pares deles, de todos os modelos e épocas. No mínimo curioso e divertido, esse lugar existe e é conhecido como Bata Shoe Museum (Museu dos Sapatos). Ele está localizado na movimentada Bloor Street West, em downtown e recebe turistas do mundo inteiro. Uma galeria que gera controvérsias: tem quem goste e quem desgoste. Ficou curioso? Vamos conhecer?

Das sandálias egípcias, passando pelas famosas plataformas até os modelos exclusivos e recentes de Christian Louboutin, o Bata Shoe Museum conta mais de 4.500 anos de história por meio dos calçados. A ideia é da arquiteta suíça Sonja Bata, que interessada pela variedade de sapatos no mundo, passou a colecionar o acessório na década de 40 e após montar um acervo de dar inveja a qualquer amante dos sapatos, criou o museu em 1979.

São quatro andares com todos os tipos de calçados e outros acessórios, como meias. Tudo isso exposto sobre balcões baixos, recobertos por espelhos na parte da frente que oferecem aos visitantes uma divertida reflexão dos próprios sapatos. A galeria reúne ainda calçados de celebridades como Justin Bieber, Elton John, Dalai Lama, Britney Spears, Madonna, Joan Crawford, Joan Collins, Elizabeth Taylon e muitos outros.

A estudante Nayara Mendonça, que morou seis meses no Canadá, visitou o lugar duas vezes e ficou desapontada. “Eu esperava outra coisa, imaginava algo mais interativo”, reclamou. Já para a professora Carolina Binda, o passeio é interessante e divertido. “Achei muito bacana e atraente porque os sapatos expostos contam uma verdadeira história do mundo”, disse. Segundo ela, o único ponto negativo é que na quinta-feira (entrada free) só funcionam dois dos quatro andares. “É super válida a ida ao museu, mas se quisermos ver todos os andares não pode ser no dia que a entrada é de graça. Acho que isso poderia mudar”, recomendou.

Serviço

  • O que: The Bata Shoe Museum
  • Onde: 327 Bloor Street West
  • Quando: De segunda à domingo, 10am-5pm
  • Quanto: Adultos: $14 / Idosos: $12 / Estudantes: $8 / Quintas-feiras, entre 5pm e 8pm, o visitante paga o valor que pode. A sugestão é $5.

Marcela Sá é brasiliense e formada em Jornalismo. Morou em Toronto quatro meses e se apaixonou pela cidade. Atualmente é coordenadora da Assessoria de Comunicação da Associação Nacional dos Procuradores Federais (ANPAF), em Brasília.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Turismo

Topo