Siga-nos

OiCanadá

Foto de uma pintura da rainha Vitória em 1882 / Hulton Archive

Cultura

Victoria Day – O feriado em homenagem à Rainha Vitória

O Victoria Day é um feriado canadense que comemora o aniversário da Rainha Vitória e cai sempre na segunda-feira anterior ao dia 25 de maio. Saiba um pouco da sua história e veja sugestões de como curtir o feriadão.

Para quem não sabe, o Canadá é uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional, tendo a rainha Elizabeth II, um símbolo dos laços históricos do país com o Reino Unido, como chefe de Estado, sendo o governo dirigido por um Primeiro-Ministro. Pelo fato do país ainda ser um membro da Comunidade das Nações (Commonwealth of Nations), onde a rainha é a cabeça do Estado, o Victoria Day é celebrado.

O Victoria Day acontece sempre numa segunda-feira e, portanto, faz parte de um feriado prolongado, que é comumente referido como o Victoria Day Weekend. O feriadão sempre cai no fim de semana anterior ao Memorial Day nos Estados Unidos, e é tido como o começo não oficial do verão.

Em Ontário, é neste período que muitas pessoas abrem suas casas de veraneio, cuidam de seus jardins, fazem aquele churrasco, ou simplesmente saem em viagem, por isso até as estradas ficam muito movimentadas.

Em Quebec, o feriado foi substituído, em 1919, pelo Fête de Dollard e depois, em 2003, pelo National Patriots’ Day (Journée des Patriotes). Parece que eles não eram muito fãs da rainha.

Rainha do Reino Unido e Imperatriz da Índia

Vitória I do Reino Unido nasceu em Londres, em 24 de maio de 1819. Aos 18 anos de idade, a jovem Alexandrina Vitória Regina assumiu o trono britânico. Algo que só foi possível com a morte prematura de suas duas primas e posteriormente com o falecimento de seu tio Guilherme IV, até então rei da Inglaterra.

O seu reinado durou 64 anos, tendo nesse tempo elevado a Inglaterra ao posto de maior império do mundo. O seu governo era sinônimo de pontualidade e sofisticação, o que se deve ao fato da soberana ter influenciado o estilo de vida e comportamento dos ingleses.

A rainha Vitória morreu em 1901.

A rainha e o Canadá

Apesar da rainha nunca ter visitado o Canadá, foi ela quem escolheu o local da capital nacional, Ottawa.

Em 1844, a então conhecida Lot Street, em Toronto, foi renomeada Queen Street em sua honra. Ela também tem seu nome na Victoria Street, assim como em várias outras ruas, praças, parques, hospitais, universidades, pontes, avenidas e até cidades por todo o Canadá como, inclusive, a capital da província da Colúmbia Britânica.

O seu filho Eduardo, príncipe de Gales e futuro rei Eduardo VII, fez uma longa viagem pelo país em 1860. Em sua passagem por Toronto, ele inaugurou o Queen´s Park, local onde fica o edifício legislativo de Ontário, que recebeu este nome em homenagem à rainha Vitória.

O que fecha no feriado

Bancos, escolas, lojas, repartições do governo, bibliotecas, LCBOs e Beer Stores geralmente fecham nesse feriado. Não há entrega de correspondências nem coleta de lixo. A maioria dos supermercados também não funcionam neste dia.

Diversão em BC

Diversão em Ontário

Toronto

Uma das tradições do feriado são os fogos de artifício, que acontecem especialmente na noite da segunda-feira. Um local popular para os fogos é a Ashbridge´s Bay, que fica às margens do lago Ontário, perto da Woodbine Beach.

Se uma road trip não estiver nos seus planos, você pode aproveitar o Victoria Day para visitar grandes atrações da cidade com sua família e/ou amigos. Veja abaixo uma lista de alguns lugares que geralmente ficam abertos durante o feriadão:

Veja mais eventos que acontecem no Victoria Day no site Toronto.com.

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Cultura

    Topo