Siga-nos

OiCanadá

Turismo

-5C? Vamos para a praia!

O Canadá tem o maior litoral do mundo. São 243 mil quilômetros banhados por três oceanos, o Pacífico, o Ártico e o Atlântico. Mas praia definitivamente não é o forte deste país. Isto é, praia do jeito que nós brasileiros conhecemos: mar, calor, areia e água quentinha, uma combinação impossível quando se está tão perto do pólo norte.

Com exceção de partes da Colúmbia Britânica e do Quebec, o resto do litoral canadense é gelado e rochoso, território de focas e ursos polares e não de banhistas em busca de um bronzeado.

Isso não quer dizer que os canadenses nunca possam curtir uma praia. Elas existem e são muitas. Ficam à beira dos mais de 30 mil lagos que cobrem cerca de 9% da superfície do país. Alguns são tão grandes, como o Lago Superior (82 mil quilômetros quadrados, quase quatro vezes o tamanho do Estado de Sergipe) que a sensação é de que estamos mesmo diante do oceano.

O lago Ontário, onde está Toronto, é bem menor: 19 mil quilômetros quadrados. Mas também parece um mar de verdade. Para um brasileiro, no entanto, visitar as praias de lago canadenses no verão pode parecer um tanto sem graça. As nossas ganham de longe em qualquer quisito. No inverno, porém, o passeio pode ser bem interessante. É uma beleza completamente diferente da que conhecemos.

Partindo de Toronto, uma boa pedida é ir para Cobourg, uma cidadezinha de 19 mil habitantes, à beira do lago Ontário, que desde o século XVIII é considerada um local para férias e descanso. São apenas 100km de distância pela rodovia 401, em direção ao Leste. O centro da cidade é bastante charmoso, com muitos prédios históricos, entre eles o Victoria Hall, na King Street, onde funciona a prefeitura, considerado Patrimônio Histórico Nacional.

O melhor, entretanto, é passear na praia. Atenção: o vento pode ser cruel, um poderoso protetor para as orelhas é fundamental! A areia coberta de neve branquinha, a água batendo com força no pier, as ondas agitadas do lago, o amarelo desbotado das árvores contra o cinza pesado das nuvens formam uma paisagem espetacular.

Com a temperatura abaixo de zero, é de se imaginar que a praia vai estar vazia. Sim e não. Gente não tem. Em compensação, centenas de patos e gaivotas estão fazendo a festa na beira d’água. Dá para ficar horas observando. De preferência dentro do carro, tomando um chocolate quente. Um programa bem canadense!

Cobourg fica a 110km de Toronto. Pegue a Rodovia 401, direção Leste. Saídas 472 e 474. Para mais informações: www.cobourgtourism.ca.

Patricia Almeida nasceu em Curitiba e começou a carreira de jornalista na TV Paraense, emissora filiada à Rede Globo, na capital paranense. Depois mudou-se para São Paulo, onde foi coordenadora de produção do Jornal Hoje, editora-executiva do SPTV e editora de texto do programa “Mais Você”, também na Rede Globo. Foi ainda produtora de documentários da Rede SescSenac. Veio para o Canadá em 2003 e durante 8 anos foi produtora de programas em língua portuguesa da OMNI TV. Além de colaborar escrevendo para o OiCanadá, é também responsável por manter o Instagram do blog atualizado com belas fotos.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Turismo

Topo