Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Novo programa de imigração para pais e avós reabre em janeiro de 2014

O Citizenship and Immigration Canada vai reabrir o programa de Pais e Avós (PGP) para novas aplicações. Confira as mudanças no programa.

“O Plano de Ação para reunir as famílias no Canadá de forma mais rápida está no caminho certo em relação ao cumprimento de metas, tendo cortado pela metade o atraso e o tempo de espera do PGP, disse Jason Kenney, Ministro de Cidadania, Imigração e Multiculturalismo, em uma coletiva de imprensa. “É muito importante que continuemos a progredir e não voltemos ao antigo sistema falido que tinha um tempo de espera de até uma década. Isto seria injusto com as famílias”.

A Fase II do Plano de Ação proporcionará um tempo de processamento ainda mais rápido, reduzirá ainda mais os atrasos, evitará atrasos futuros, garantirá que as famílias tenham os meios financeiros para apoiar aqueles que patrocinam e protegerá os interesses dos contribuintes.

Veja os planos do governo para o PGP e o Super Visa.

  • [COTA ATUAL] Em 2012 e 2013, o Canadá vai admitir 5 mil pais e avós como residentes permanentes. Isto representa o nível mais alto de pais e avós admitidos em 20 anos. Em 2014, o Canadá manterá altos níveis de admissões de pais e avós.
  • [SUPER VISA] O Super Visa vai se tornar permanente e continuará a fornecer flexibilidade para as famílias através do visto de múltiplas entradas de 10 anos, e permitindo que os titulares de visto permaneçam no Canadá até dois anos por entrada no país. Mais de 15 mil Super Visas foram emitidos desde o lançamento do programa (dezembro de 2011), com taxas de aprovação em média de 86%.
  • [CRITÉRIOS] Novos critérios de qualificação garantem que os patrocinadores tenham os meios financeiros para apoiar os pais e avós, além de reduzir os custos líquidos para os contribuintes canadenses, pois cria uma menor dependência de programas sociais e de saúde. Por exemplo, indivíduos que procuram patrocinar seus pais e avós e familiares acompanhantes terão de comprometer-se a um período prolongado de compromisso de patrocínio de 20 anos. Isso significa que os patrocinadores e os co-signatários (se houver) serão responsáveis pelo reembolso de quaisquer benefícios provinciais de assistência social pagos a seus pais e avós e seus familiares acompanhantes durante 20 anos. Um patrocínio prolongado vai proteger os contribuintes canadenses e garantir que os patrocinadores assumam uma maior responsabilidade financeira pelas necessidades básicas de seus pais e avós durante um período mais longo de tempo, bem como os custos para cuidados de saúde não cobertos pela província  (por exemplo, atendimento oftalmológico, cuidados dentários, auxiliares de locomoção, etc.)
  • [COTA PARA 2014] 5 mil novas aplicações de patrocínio serão aceitas no programa em 2014. Ao aceitar 5 mil pedidos em 2014, mantendo níveis altos, o governo será capaz de reduzir ainda mais o atraso restante para que as famílias possam se reunir de forma mais rápida.

O Canadá tem um dos programas mais generosos de reunificação familiar do mundo. Os Estados Unidos, o Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia não permitem que os avós sejam patrocinados ou somente em circunstâncias muito limitadas, e têm critérios muito restritivos para o patrocínio dos pais.

Para ler a publicação original em inglês, visite o site do CIC.

Mestre em Estudos de Tradução, Loretta Murphy é tradutora juramentada no Canadá, com 15 anos de experiência na área. Ela é canadense e viveu no Brasil por mais de 6 anos, além de ter vivido também no México e no Japão. Entre os serviços que presta estão as traduções certificadas do Português para o Inglês e do Espanhol para o Inglês de todos os tipos de documentos, inclusive: Certidões de Antecedentes Criminais, Títulos e Certificados Acadêmicos, Históricos Escolares, Documentos Legais e Médicos, Carteiras de Motorista, Certidões de Nascimento, Certidões de Óbito, Certidões de Casamento e Certidões de Divórcio.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Vistos e Imigração

Topo