Siga-nos

OiCanadá

Montreal

Como funciona o transporte público em Montreal e alguns aplicativos para celular bastante úteis

O sistema de transporte público de Montreal é composto de 4 linhas de metrô: azul, amarela, verde e laranja, sendo as duas últimas as mais importantes para os recém-chegados. O metrô é, por sua vez, integrado a linhas de ônibus que servem outras partes da cidade ou como opção de transporte noturno, quando o metrô está fechado.

Entendendo o sistema de metrô

A linha laranja corta a parte histórica e mais turística da cidade, a Old Montreal (Vieux Montréal, em francês). É através dela que os turistas poderão visitar o Old Port, a catedral de Notre Dame e a Rue des Artistes, por exemplo. A linha laranja também leva até o Plateau Mont Royal, o bairro “descolado” de Montreal. De lá sai o ônibus que leva turistas e montrealenses para o Parc du Mont-Royal, um local para prática de esportes como trilhas e ciclismo, além de um ponto de observação com uma bela vista de toda a ilha.

A linha verde, por sua vez, dá acesso ao centro financeiro e de compras da cidade (rua St. Catherine, cidade subterrânea), à Praça dos Festivais (Place des Arts) e ao Parque Olímpico, onde há uma torre de onde se vê boa parte da cidade, um planetário e um biodomo, onde é possível visitar diversos ecossistemas da terra (inclusive matar a saudade do calor tropical!). É também na linha verde que ficam as estações de algumas das maiores universidades de Montreal: Concordia, McGill e UQAM – Université du Quebéc à Montréal.

Metrô de Montreal

O metrô funciona nos seguintes horários:

  • Segunda a Sexta: 5:30 até 00:35
  • Sábado: 5:30 até 1:00
  • Domingo: 5:30 até 00:30

Depois desses horários, apenas as linhas noturnas de ônibus funcionam.

Tarifas e integração com as linhas de ônibus

Existem algumas maneiras de usufruir do sistema de transporte na cidade de Montreal, dependendo do tempo de sua estadia. A viagem avulsa custa $3 dólares e pode ser comprada nas máquinas em estações de metrô ou diretamente nos ônibus, no valor exato da passagem, em dinheiro. Esse valor vai diminuindo à medida que mais passagens são compradas juntas (as compras de mais passagens podem ser feitas apenas nos terminais de metrô). Ao comprar 10 passagens, o valor total é de $24.50 dólares, baixando o valor unitário para $2.45, por exemplo. Todas as passagens, inclusive a unitária, dão direito ao passageiro de pegar metrô e ônibus durante o intervalo de duas horas, sem repetir linhas. Para passagens avulsas e algumas tarifas especiais, como fim de semana ou 3 dias ilimitados, não é necessário comprar o cartão Opus.

A compra do cartão vale a pena para aqueles que ficarão um mês completo, ou vários meses. O custo do cartão Opus é de 6 dólares e ele pode ser carregado com a tarifa mensal ilimitada, no valor de $77 dólares, ou $45 para estudantes até 25 anos matriculados em cursos em tempo integral.

O sistema de metrô não chega até o aeroporto internacional de Montreal P. E. Trudeau, mas uma linha de ônibus expressa (747) liga o terminal de passageiros ao centro da cidade, passando por algumas estações de metrô, avenidas principais e os hotéis mais conhecidos. A tarifa para essa linha é de 9 dólares. Os passageiros portadores de cartão Opus carregados com tarifas ilimitadas (diária, semanal ou mensal), não precisam pagar nenhum adicional.

As tarifas, linhas de metrô e ônibus podem ser consultadas no site da STM – Société de Transport de Montréal. Lá também é possível calcular a melhor rota para seu destino.

Aplicativos úteis

  • STM – o sistema de transportes de Montreal tem aplicativos disponíveis para iPhone e smartphones com sistema Android. Nele você pode calcular rotas e ver horários dos próximos metrôs e ônibus na estação ou ponto onde você está. Os links para a AppStore e Google Play podem sem encontrados aqui: STM Apps
  • Google Maps – parece óbvio, mas o aplicativo do Google é muito mais do que um mapa da cidade. Em Montreal e em algumas outras cidades com sistema de transporte organizado, o Google Maps oferece cálculo da rota mais rápida, horários e opções de rotas alternativas em horários de pico, para fugir de engarrafamentos. Google PlayiTunes
  • MonTransit – aplicativo para Android que traz informações sobre o sistema STM e as estações Bixi (bicicletas públicas para aluguel). GooglePlay
  • The Transit App – aplicativo para iPhone que cobre as redes de transporte de Montreal e outras 37 cidades da América do Norte. iTunes

[foto: abdallahh]

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Júlia é formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia e tem mais de 5 anos de experiência com Assessoria de Imprensa e textos para publicações e sites corporativos. Veio para Montreal em março de 2012 e se apaixonou pela cidade! Atualmente, ela faz cursos de extensão em Jornalismo na Universidade Concordia.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Montreal

Topo