Siga-nos

Montreal

Grupos do Facebook: uma ferramenta para quem mora ou pretende vir a Montreal

Quando chegamos a Montreal, eu e minha família ficamos perdidos: não sabíamos onde comprar comida, onde achar roupas de inverno, quais eram os costumes da cidade, entre outras coisas. O que me ajudou muito, além dos amigos (que nos socorreram quando sofri uma concussão – verdadeiros anjos!), foram os grupos de brasileiros do Facebook.

Acho que todo imigrante passa por isso, todos sabem bem o que é se sentir sozinho e perdido no começo, muitos estão dispostos a ajudar desconhecidos por meio da rede social virtual. E tenho que dizer que esses grupos são a “salvação da pátria” para os recém-chegados. Pra mim e pra minha família foi assim também!

Então abaixo vai uma lista dos grupos que mais me ajudam e nos quais sou ativa:

  • Brasileiros em Montreal: com mais de 5 mil membros, é o grupo mais ativo do qual participo. Há pessoas que ainda estão no Brasil e buscam informações sobre processo de imigração, mas a comunidade é mais ativa no que diz respeito à vida em Montreal mesmo: encontros, palestras, ofertas de emprego e dicas de passeios.
  • Bazar das Brasileiras em Montreal: é um grupo de doação ou compra e venda de produtos. Mas também tem uma lista de serviços maravilhosa com dicas de onde comprar produtos brasileiros, manicure, cabeleireiro, baby-sitter, limpeza e até dentista que fala português! Além disso, a administradora do grupo, Grazi Henke é uma fofa e organiza palestras de networking entre brasileiros. Vale a pena participar, mas é somente para mulheres!
  • Imigração Quebec: acredito que esse seja o grupo mais útil para quem ainda está no Brasil. Informações sobre o processo provincial, planilhas que acompanham o andamento e tempo médio de cada processo.
  • Apartamentos Mobiliados em Montreal Canadá: antes de chegar aqui, esta foi a minha maior preocupação: como arrumar um apartamento que já estivesse mobiliado, disponível com utensílios domésticos (panelas, toalhas, talheres, roupa de cama)? No meu caso acabei alugando um apartamento pelo Airbnb, mas depois descobri este grupo de brasileiros. Mas, cuidado! Ao alugar um apartamento ainda no Brasil você precisa ser cauteloso. Sugiro que, se fizer isso, tome todas as precauções necessárias e não faça contratos de longo prazo nem pague tudo antecipadamente.
  • International Roomates in Montreal (UQAM, McGill, Concordia and UdeM): esse não é de brasileiros mas acho que a dica pode ajudar muitos leitores do blog. Não participo desse grupo pois não é o meu perfil, mas pra quem quer encontrar um quarto para compartilhar e fugir dos brasileiros para praticar inglês ou francês, pode ser uma boa ideia encontrar uma acomodação aqui. Mas as dicas do item acima valem para este grupo também: muito cuidado ao alugar algo do Brasil, tome todas as precauções necessárias!

E você? Participa de algum grupo sobre Montreal no Facebook? Deixe sua dica nos comentários!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Lilian Carvalho

Lilian é doutoranda em Administração e pesquisadora-visitante na Concordia University, estudando temas relacionados ao comportamento do consumidor e psicologia evolucionista. Imigrou para Montreal em janeiro de 2014 com o marido e sua filha Beatriz, de 6 anos.

Mais em: Montreal

  • 8.013Assinantes

Conteúdo Exclusivo

Digite seus dados abaixo para assinar nossa newsletter e receber novidades e conteúdo exclusivo em sua caixa postal. É de graça!

Verifique sua caixa postal para confirmar a assinatura.

Falha na assinatura. Favor checar seus dados.

Posts Populares

Topo

Conteúdo Exclusivo

Digite seus dados abaixo para assinar nossa newsletter e receber novidades e conteúdo exclusivo em sua caixa postal. É de graça!

Verifique sua caixa postal para confirmar a assinatura.

Falha na assinatura. Favor checar seus dados.