Siga-nos

OiCanadá

Montreal

Onde encontrar produtos brasileiros em Montreal

Para quem já mora em Montreal há algum tempo, talvez as dicas que eu vou dar nesse post não sejam mais tão úteis. Mas todo mundo lembra quando chegou e, passado algum tempo, precisou fazer um brigadeiro para levar para a aula de francês ou sentiu aquela vontade de fazer um churrasco. Sempre tem algum brasileiro chegando, ou alguém que só resolveu procurar algo quando precisou ou quando sentiu falta.

Então, vamos às dicas:

Mercados que vendem produtos brasileiros

Aqui em Montreal, a comunidade brasileira anda de mãos dadas com a portuguesa quando o assunto é comida. Os três mercados mais conhecidos onde podemos achar guloseimas e ingredientes brasileiros têm donos portugas e ficam na região do Plateau. Eles não fazem feio na seleção dos produtos e ainda nos atendem no velho e bom português. Além desses, outros mercados também exibem alguns de nossos ingredientes em suas prateleiras. Vamos à lista:

  • Sá et Fils – É o meu preferido. Lá eu sempre acho biscoitos Bono e Passatempo, goiabada em pasta e de cortar, Toddy, Moça Fiesta, farofa, Guaraná Antarctica, farinha de milho, caixas de bombons Nestlé e Garoto… e até dendê (aqui, chamado de óleo de palma. Esse produto também pode ser encontrado em alguns mercados africanos)!
  • Soares et Fils – Aqui a variedade é menor, mas ainda assim podemos comprar carnes, guaraná, entre outros produtos.
  • Alimpot – Esse é o lugar mais conhecido para comprar carnes para o churrasco. Eles têm picanha brasileira, linguiça toscana, coração de frango, além de conhecerem alguns de nossos cortes de carne. É só pedir pro açougueiro! O Alimpot também tem carne seca (charque) e uma variedade de outros produtos: biscoitos, farinha, Toddy…
  • PA Supermarché – Com duas lojas na cidade (no Quartier Concordia e no Plateau) o supermercado PA é uma ótima pedida para quem gosta de frutas e legumes frescos e queijos e frios de boa qualidade e com preço justo. Mas além de tudo que um supermercado tem, o PA guarda umas surpresas para os clientes brasileiros: pão de queijo Forno de Minas congelado e polpa de maracujá de verdade! Lá também já achei doce de leite de uma marca peruana muito gostosa, maisena e creme de leite (uma marca dinamarquesa que tem a consistência mais parecida com o nosso).
  • L’Inter Marché – Aqui, além de coisas que você também encontra nos outros lugares, dá pra achar polvilho doce e ir pra casa correndo fazer beijus (ou tapiocas).
  • Marché Adonis – Essa rede tem vários endereços em Montreal e é famosa pelos queijos que lembram nosso queijo de minas, o Baladi e o Tuma (sem sal). No balcão de frios, peça para provar antes de comprar, para garantir que é isso mesmo que você está desejando. Lá também pode-se achar uma marca de requeijão árabe!

Os produtos canadenses que nos servem bem

  • Achocolatados – Eu sou uma viciada em leite com Toddy que, para minha sorte, pode ser encontrado em alguns dos endereços acima. Mas eu não tenho passado mal sem ele não, viu? Gostei bastante do Nesquick e do Milo, as versões canadenses que mais se parecem com o nosso Nescau e, às vezes, compro Ovomaltine para fazer um milk shake de dar inveja a qualquer filial do Bob’s! Também é fácil achar chocolate sem açúcar, tipo o que o usamos para bolos. Eles ficam na seção de massas prontas para bolos e confeitos e aqui se chamam “cocoa powder” (pó de cacau).
  • Leite Condensado – Algumas pessoas já encontraram Leite Moça por aqui. Nas vezes que procurei, estava sempre em falta. Mas isso nunca me impediu de fazer brigadeiro e cobertura para meus bolos de aniversário. Dá para achar boas marcas de leite condensado, sim! Eles ficam na seção de leites evaporados e achocolatados. Nem adianta procurar na parte de bolos e confeitos. A que eu mais gosto é o da President’s Choice; foi a que deixou o brigadeiro com a consistência mais parecida com a que estou acostumada, sem endurecer por fora. Também acha-se granulados e forminhas. Não precisa encomendar para a família que está vindo visitar e nem trazer estoque na mala!
  • Creme de Leite – Como eu disse, já achei uma marca dinamarquesa que é quase igual ao creme de leite brasileiro, em menor quantidade, mais ou menos metade da nossa lata. Mas dá pra se virar bem com outras opções mais fáceis de encontrar. Em qualquer mercado, na geladeira perto dos leites, existem cremes com vários teores de gordura diferentes (5%, 15%, 35%…) separados entre “cooking cream” (creme para cozinhar, para receitas tipo strogonoff) e “whipping cream” (para sobremesas, mas que tem que ser batido antes. Ele ganha consistência e fica quase um chantilly).
  • Feijão – Existem diversos tipos de feijão por aqui: marrom, preto, branco. Nas vezes que eu tentei, usei o feijão preto da marca Clic para uma feijoada e adorei! Ele levou mais tempo para cozinhar, mas achei o gosto muito parecido com o que eu estava acostumada.
  • A saga do leite em pó – Quem me conhece sabe da minha incessante busca pelo leite em pó em Montreal. Já achei uma vez o famoso Nido – a versão internacional do nosso Ninho, da Nestlé – em um mercado árabe perto da estação Cote-Vertu, mas depois já voltei lá e nunca mais teve. E mesmo que tivesse, o preço era salgado: 25 dólares pela lata de 1kg! Alguns brasileiros que fazem compras nas cidades americanas mais próximas dizem que acham Nido por lá, a um preço bem mais baixo. Para quem é viciado, como eu, vale a pena fazer um passeio pelo lado de lá da fronteira. Existem algumas marcas de leite em pó disponíveis nos mercados aqui, mas, para mim, nenhuma que provei até agora chega perto do que nós conhecemos. Eles têm textura parecida com Molico, com uns floquinhos que dissolvem na água, mas o gosto eu achei terrível. Como cada um tem um gosto e uma experiência diferentes, experimente e veja por si mesmo.

Bom, isso foi tudo que eu lembrei e que eu já experimentei. Espero que ajude os recém-chegados. Se vocês lembrarem de mais coisas, é só deixar um comentário abaixo, sem esquecer de dizer onde encontrar, o nome do mercado e a marca, se puderem. Como eu disse, cada pessoa tem uma experiência diferente, e nada melhor do que trocar ideias para tornar tudo mais fácil, certo?

foto: dharder9475

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Júlia é formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia e tem mais de 5 anos de experiência com Assessoria de Imprensa e textos para publicações e sites corporativos. Veio para Montreal em março de 2012 e se apaixonou pela cidade! Atualmente, ela faz cursos de extensão em Jornalismo na Universidade Concordia.

4 Comentários

4 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Montreal

    Topo