Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Canadian Experience Class sofre mudanças e estabelece limites no número anual de imigrantes aprovados

O Ministro da Imigração e Cidadania do Canadá, Chris Alexander, falou recentemente sobre o crescimento do programa de imigração Canadian Experience Class (CEC). Mas no dia 8 de novembro, ele anunciou, entre outras mudanças, que um limite no número de imigrantes a serem aceitos pelo programa entrará em vigor entre 9 de novembro de 2013 e 31 de outubro de 2014.

Dentro desse período, somente 12,000 inscrições para o CEC serão aceitas pelo Citizenship and Immigration Canada. “O Canadian Experience Class permitiu que mais de 25,000 pessoas imigrassem para o Canadá de forma permanente para contribuir com suas habilidades e talentos,” disse Chris. “O governo está tomando decisões concretas para reduzir os atrasos no tempo de processamento. Ao fazermos essas mudanças no Canadian Experience Class, estamos caminhando para um sistema de imigração mais eficiente e eficaz.”

Apesar do limite anual de 12,000 inscrições, o Canadá ainda pretende receber aproximadamente 15,000 imigrantes via CEC em 2014, conforme anunciado recentemente.

Além disso, seis profissões serão cortadas da lista de ocupações aceitas pelo CEC, devido ao programa já ter atingido a meta relacionada a essas ocupações. São elas:

  • cooks (NOC code 6322);
  • food service supervisors (NOC 6311);
  • administrative officers (NOC 1221);
  • administrative assistants (NOC 1241);
  • accounting technicians and bookkeepers (NOC 1311); e
  • retail sales supervisors (NOC 6211).

A Imigração ainda possui muitas inscrições para essas ocupações a serem processadas, e irá finalizar todos os processos.

Também haverá um sub-limite de 200 inscrições para cada ocupação do NOC B, que são as profissões mais técnicas e administrativas. Os NOCs 0 e A (gerenciais e profissionais) não receberão esse sub-limite, mas ficarão dentro do limite total de 12,000 inscrições.

Os requisitos de proficiência de idioma serão mantidos, mas a comprovação de nível de idioma será avaliada antes de cada processo ser iniciado. Os requisitos atuais são Canadian Language Benchmark (CLB) 7 para ocupações dos NOCs 0 ou A, e CLB 5 para ocupações do NOC B. Saiba mais sobre o CLB aqui. Essa nova medida irá garantir que os candidatos sem nível mínimo de proficiência de idioma sejam eliminados mais cedo, e os recursos de processamento do governo possam ser concentrados nos candidatos que têm mais chances se serem aprovados.

Candidatos que não conseguirem comprovar o nível mínimo de conhecimento do idioma terão suas inscrições retornadas, e receberão reembolso da taxa de processamento.

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Vistos e Imigração

Topo