Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Sistema de imigração canadense reduz prazos e passa a reunir famílias mais rapidamente

O Programa de Imigração de Pais e Avós (PGP) será relançado em 2014. O Governo canadense passará a reunir famílias mais rapidamente ao diminuir os atrasos e os prazos de espera no processo de imigração, segundo anunciado pelo Ministro de Cidadania e Imigração, Chris Alexander.

Só no primeiro semestre de 2013, o sistema de imigração canadense admitiu 45.000 residentes permanentes na classe Família (FC). Isso representa um aumento de 40% em comparação com os primeiros seis meses de 2012. Essa evolução pode ser atribuída quase inteiramente a uma duplicação das admissões referentes a esta categoria ao longo do período.

O Canadá tem um dos mais generosos programas de reunificação familiar em todo o mundo, mas, com os atrasos crescentes no programa PGP, as famílias chegavam a esperar até 8 anos ou mais para trazer os seus entes queridos. Um fechamento temporário para novas demandas, combinado com altos níveis de admissão, ajudou a reduzir o atraso nos processos. O programa PGP voltará a aceitar novas aplicações a partir de 2 de janeiro de 2014, com critérios de admissão mais estritos e com data limite para as inscrições. Estas medidas continuarão a reduzir os atrasos e o tempo de espera para as famílias.

Os formulários de inscrição, guias e informações sobre como se inscrever no novo programa PGP serão disponibilizados on-line no dia 31 de dezembro de 2013, antes da reabertura do programa PGP.

Fatos e dados

  • Em 2011, na primeira fase do plano de ação para um reagrupamento familiar mais rápido, o governo diminuiu os atrasos e os prazos de espera para pais e avós. Se nenhuma ação fosse tomada, estava previsto que cerca de 250 mil pessoas teriam seus prazos prolongados, chegando a 15 anos de espera até 2015.
  • Dos 45.000 FC residentes permanentes admitidos pelo Canadá nos primeiros seis meses de 2013, cerca de 22.530 são cônjuges e parceiros; 1.410 são crianças;. 20.700 são pais, avós e seus dependentes e 360 correspondem a outros parentes e filhos adotivos.
  • O Parent and Grandparent Super Visa continua a ser uma opção rápida e conveniente para os pais e avós que querem passar mais tempo com suas famílias no Canadá. Até o momento, cerca de 28.000 Super Visas foram emitidos com uma taxa de quase 85% de aprovação. Esta se tornou uma das iniciativas mais populares da CIC, com uma emissão de mais de 1.000 Super Visas por mês.

“Nosso governo entende a importância de estar ao lado da família e dos entes queridos, especialmente durante o período natalino. Por isso, nosso governo está fazendo melhorias no sistema de imigração para que as famílias possam se reunir mais rapidamente. Com essas mudanças, o Canadá está preparado para receber mais de 50 mil pais e avós até o final de 2013, o maior número em quase uma década,” afirmou Chris Alexander, Ministro da Cidadania e da Imigração do Canadá.

Mestre em Estudos de Tradução, Loretta Murphy é tradutora juramentada no Canadá, com 15 anos de experiência na área. Ela é canadense e viveu no Brasil por mais de 6 anos, além de ter vivido também no México e no Japão. Entre os serviços que presta estão as traduções certificadas do Português para o Inglês e do Espanhol para o Inglês de todos os tipos de documentos, inclusive: Certidões de Antecedentes Criminais, Títulos e Certificados Acadêmicos, Históricos Escolares, Documentos Legais e Médicos, Carteiras de Motorista, Certidões de Nascimento, Certidões de Óbito, Certidões de Casamento e Certidões de Divórcio.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Vistos e Imigração

Topo