Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Descubra como funciona o trabalho voluntário em Toronto

Tirar o visto de trabalho no Canadá é um pouco complicado e difícil de conseguir, mas isso não quer dizer que você não possa trabalhar em uma grande empresa enquanto estiver no país. As vagas para voluntariado são abundantes no país e, apesar de não ser um trabalho remunerado, uma experiência em uma instituição canadense pesa muito durante os processos seletivos no Brasil. São vários os caminhos que você pode seguir para conseguir uma vaga de voluntário em Toronto. Esse artigo foi feito para lhe mostrar quais caminhos são esses e como fazer para segui-los.

Um dessas maneiras é através da instituição de ensino em que você está estudando ou irá estudar. A maioria das escolas de línguas canadenses possuem convênios ou bons contatos com empresas dos mais diversos campos de atuação – administração, comunicação, direito, moda, música, etc. Algumas escolas possuem um gerente responsável por encaminhar o aluno para entrevistas nas empresas da área em que ele escolheu trabalhar. Porém, é bom lembrar que o serviço prestado por esse gerente não é gratuito e que a vaga de trabalho não é garantida. Tudo depende do desempenho do interessado durante as entrevistas.

Outra maneira de conseguir um trabalho voluntário é procurar uma vaga por conta própria através de websites de voluntariado oficiais como Volunteer Toronto e YMCA. Via internet, o interessado em participar da experiência poderá fazer uma busca por vagas utilizando diferentes filtros: por área, localidade, organização, idioma ou projetos e eventos. As posições podem ser de curta ou longa duração, dependendo do tipo de voluntário que a entidade estiver procurando. Os de curta duração, em geral, são para eventos que ocorrem durante um dia ou um final de semana, como os festivais de cinema e arte, a Maratona de Toronto e ações do Exército da Salvação, e têm extensão de seis a dez horas, em média. Já os de longa duração geralmente são para trabalhar em organizações comunitárias ou universitárias e possuem um processo de seleção mais rigoroso por se tratar de uma vaga que demanda mais responsabilidades. Essas vagas são destinadas a pessoas que possam comprometer ao menos duas por semana durante três meses para as atividades do projeto.

Se você já está em busca de uma oportunidade dessas em Toronto ou se ainda não está aqui, mas já projeta participar de uma atividade voluntária na cidade, acesse os links abaixo para conferir as oportunidades que alguns dos sites de voluntariado locais oferecem. Faça uma pesquisa, escolha a vaga que melhor se encaixa no seu perfil e participe do processo seletivo. Uma experiência como essa poderá ser decisiva para o seu futuro profissional.

Avatar photo

Gaúcho, nascido na cidade de Triunfo, Felipe é estudante de jornalismo da Unisinos e veio a Toronto em busca de novos desafios. Com experiência em mídia impressa e online, ele tem um estilo descontraído de escrever e levar a vida.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Trabalho

    Topo