Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Por que estudar e trabalhar simultaneamente pode valer muito a pena

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo pode ser um pontapé inicial para uma carreira sólida de sucesso. Seja estudante de inglês, graduação ou até pós graduação, a evolução pessoal adquirida em um ambiente de trabalho, graninha extra no final do mês e muitas outras conquistas deixam qualquer um confiante na hora de procurar um emprego efetivo e ser bem sucedido.

A primeira habilidade a ser desenvolvida, sem dúvidas, é a produtividade. Por ter uma agenda apertada no college ou universidade, com muitos deveres, exames e trabalhos a serem apresentados, o estudante que também trabalha aprende a administrar melhor o seu tempo.

Além disso, o ambiente de trabalho traz experiência imensurável à futura carreira do estudante. Aprender a lidar com a pressão diária dos prazos de entrega curtos e a tomar decisões rápidas é algo que livros e explicações em sala de aula não ensinam. A experiência de trabalho ajuda a desenvolver um raciocínio perspicaz e prepara o estudante para se virar bem em qualquer situação.

Outro benefício importantíssimo é a agenda de contatos conquistada ao longo do trabalho. Muito provavelmente você vai conhecer pessoas influentes em sua área de atuação que, futuramente, podem dar um empurrãozinho na procura por vagas e até mesmo citar seu nome como referência naquele emprego tão desejado. Isso quando não se tornam amigos.

Voluntariado

Para quem tem condição de se manter financeiramente ao longo do curso, ou não possui uma permissão de trabalho no Canadá, o voluntariado é uma ótima experiência para alavancar a confiança e realização pessoal por meio do trabalho em campo.

Com oportunidades em áreas diversas, os estudantes voluntários desenvolvem projetos e trabalhos tão efetivos quanto os de grandes empresas. A prática leva à perfeição e, por que não, ao seu emprego dos sonhos também? E fica a dica: voluntários são muito bem vistos no Canadá.

O conhecimento obtido por meio de uma ocupação em meio período junto aos estudos, seja ela remunerada ou não, é a porta de entrada para o mercado de trabalho em qualquer área de atuação.

Somente o fato de você assumir dois compromissos sérios de forma simultânea, como estudo e trabalho, já conta muitos pontos na contratação efetiva. Pode ter a certeza de que essa experiência no exterior te passará à frente de diversos candidatos em uma entrevista de emprego.

A dica de voluntariar também vale, claro, para quem é recém chegado ao Canadá e busca conquistar seu espaço no mercado de trabalho.

Rivka Lopes é de São Bernardo do Campo, São Paulo, onde se formou em jornalismo. Com passagem nas editorias de beleza, saúde, cidades e cultura, o que realmente chamou sua atenção na profissão foi o trabalho com terceiro setor e revistas. Hoje, com 24 anos, dá continuidade em sua formação e carreira estudando a pós-graduação em Relações Públicas no Canadá.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Trabalho

    Topo