Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Imigração canadense limita opções de escolas de inglês para estudos acima de 6 meses

Quem está planejando estudar no Canadá por mais de 6 meses precisa ficar alerta na hora de escolher uma escola de inglês. Somente escolas que possuem um número de DLI – Designated Learning Institution, poderão emitir cartas de aceitação válidas para o pedido da permissão de estudos.

A mudança foi anunciada para entrar em vigor no dia 1 de junho de 2014 mas, na prática, o consulado canadense no Brasil ainda não está exigindo o DLI para emitir permissões de estudo. Segundo informado pelo consulado, a mudança deve ocorrer em breve.

Em resumo, quem pretende estudar por até 6 meses (24 semanas) no Canadá pode solicitar o visto de turista e não precisa estar matriculado em uma escola de inglês com DLI. Mas quem pretende estudar por mais de 6 meses (25+ semanas) precisa escolher uma escola que possua DLI.

Nesse primeiro momento, poucas escolas foram selecionadas e a opções ficam um pouco limitadas. Até escolas credenciadas pelo Languages Canada ficaram de fora da primeira versão da lista, mas o governo promete atualizá-la com frequência em seu website. É importante notar que o fato de uma escola ainda não possuir um DLI não está ligado à questões de qualidade no ensino, principalmente nesse primeiro momento em que muitas escolas, apesar de qualificadas para possuírem um DLI, ainda não tiveram sua papelada processada ou esbarraram em alguma exigência menor.

Enfim, na dúvida de se a escola de sua preferência vai ter um DLI em tempo de você aplicar para a permissão de estudos ou não, o melhor é se matricular em uma escola que já possua o DLI e minimizar riscos e estresse.

Mas, se você já está matriculado em uma escola sem DLI para um curso acima de 6 meses, o ideal é consultar sua agência ou a escola diretamente sobre a previsão para recebimento do DLI ou solicitar um reembolso para poder se matricular em outra escola. Outra opção seria, caso o seu curso inicie em até 6 meses, já aplicar para a permissão de estudos enquanto o consulado no Brasil ainda não implementou a mudança. Consulte seu despachante sobre as opções.

Entre as escolas de Toronto que já possuem DLI e são válidas para estudos acima de 6 meses estão:

Para ver a lista completa e atualizada, visite o site do governo canadense.

Fernanda Thiesen

Fernanda é carioca, publicitária, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá, e web designer no SiteToaster.co. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Bruno Leite

    18/jul/2016 at 13:56

    Uma dúvida, caso eu me matricule em alguma dessas escolas e consiga esse visto de estudante (study permit) minha esposa pode aplicar para um visto de trabalho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Vistos e Imigração

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo