Vistos e Imigração
Imigração canadense passa a exigir novas comprovações para o Super Visto
O departamento de Imigração, Refúgio e Cidadania do Canadá atualizou, em junho, a lista de documentos necessários para solicitação do Super Visto, que permite que pais e avós de cidadãos canadenses e residentes permanentes venham para o Canadá como visitantes por um período prolongado.
O Super Visto permite que seu portador faça várias entradas no Canadá por um período de até 10 anos. A principal diferença entre um Super Visto e um visto de visitante é que o Super Visto permite que o indivíduo fique por até dois anos a partir da primeira entrada no Canadá, enquanto um visto de visitante de entradas múltiplas de 10 anos só permitiria um período de permanência de seis meses para cada entrada.
O Super Visto é uma opção popular para os imigrantes que desejam conviver com seus pais e/ou avós por um período prolongado enquanto constroem suas vidas e carreiras no Canadá. Outra opção para este fim é o Programa de Pais e Avós (PGP), com foco no status de residente permanente. No entanto, o PGP está fechado para novas aplicações, já que os períodos de aplicação mais recentes tiveram uma demanda muito superior ao número de vistos disponíveis. Portanto, o Super Visto está aí como uma segunda opção.
Exigência de novos documentos
Um dos requisitos para os patrocinadores (cidadãos canadenses ou residentes permanentes que desejam patrocinar seus pais e/ou avós) é que eles tenham uma renda mínima a ser comprovada. Desde junho de 2016, a lista de documentos que a Imigração solicita a fim de avaliar a renda do patrocinador agora precisa incluir a documentação de imposto de renda disponível no site da Receita Federal do Canadá (CRA), na área Minha Conta, onde os candidatos podem acessar suas próprias informações.
Requisitos para o Super Visto
Para ser patrocinado, o candidato deve:
- ser pai/mãe ou avô/avó de um cidadão canadense ou de um residente permanente do Canadá;
- ser autorizado a entrar no Canadá; e
- cumprir outras condições.
Os oficiais de imigração consideram várias coisas antes de decidir se um indivíduo pode vir para o Canadá. A pessoa deve realmente estar pretendendo visitar seu patrocinador no Canadá e deixar o país por conta própria no final da sua visita. Um oficial costuma analisar tais quesitos quando avalia um pedido:
- se as pessoas patrocinadas possuem laços com o seu país de origem;
- o propósito da visita;
- a família e as finanças;
- a estabilidade econômica e política global do país de origem; e
- o convite de um anfitrião canadense (patrocinador).
O candidato também deve:
- provar que seu filho ou neto no Canadá possui uma renda mínima (ver abaixo);
- fornecer uma declaração por escrito de que seu filho ou neto lhe dará apoio financeiro;
- apresentar um seguro de saúde canadense válido durante pelo menos um ano; e
- fazer um exame médico exigido pela imigração.
Mais informações: