Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Prazo pra trazer pais ou avós para o Canadá este ano termina 1º de fevereiro

Quem está interessado em entrar com o processo para trazer os pais para o Canadá este ano tem só até o meio dia do 1º de fevereiro (horário de Ottawa) para dar o primeiro passo, preenchendo um formulário online para expressar seu interesse. E toda atenção é pouca, porque esta etapa é imprescindível e quem perder o prazo só poderá tentar de novo em 2019.

O sponsoring de pai e/ou mãe pode ser feito por refugiado, residente permanente ou pessoa já naturalizada canadense.  Quem é casado ou vive em relações tipo common-law pode trazer os próprios pais ou apenas co-assinar o patrocínio do sogro e/ou sogra — o patrocinador principal tem sempre que ser o parente de fato. E a regra vale também para o caso de avô e/ou avó.

Mas antes de fazer qualquer coisa, confira a tabela do governo que revela a renda mínima anual necessária para aprovação, e que varia de acordo com o número de membros da família. A conta, no entanto, deve já levar em consideração quem você quer trazer para o Canadá.

Um casal tradicional formado por dois adultos e uma criança desejando trazer a mãe da esposa, por exemplo, precisa ter a mulher como assinante principal e o marido como co-assinante. Tem também que verificar a renda exigida na tabela do governo para uma família de quatro pessoas (esposa + esposo + criança + mãe da esposa).  

Processamento e convites

Depois do dia 1º de fevereiro, o governo vai analisar os pedidos e convidar, aleatoriamente, algumas pessoas que atenderem aos critérios básicos de elegibilidade a prosseguirem com o processo.

Se você não for selecionado nesta “loteria”, poderá tentar de novo, mas só em 2019 — nesse caso, uma alternativa é o chamado super visa, que permite que pais e avós permaneçam no Canadá por até dois anos, ou seja, muito mais que os usuais seis meses liberados para visitantes comuns. Mais informações sobre o super visa você encontra aqui.

Se você tiver sorte e for selecionado, prepare-se, então, para passar por exames médicos, análise de background e ainda de antecedentes criminais. E saiba que estas exigências valem tanto para o(s) patrocinador(es) quanto para o(s) patrocinado(s). E não se esqueça de ter em mãos uma boa dose de paciência. O governo diz sempre que está tentando agilizar os processamento dos pedidos, mas na prática o negócio é demorado. Aprenda a segurar a ansiedade e… boa sorte!

O guia completo e oficial (em inglês) para a imigração dos seus pais, sogros ou avós você encontra aqui.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Vistos e Imigração

Topo