Siga-nos

OiCanadá

Inglês

Quando usar “Going to” e “Will”

Hoje eu vou começar a minha coluna falando sobre Gramática, e antes que vocês troquem de página é importante lembrar que quando a conhecemos, ela nos ajuda muito.

Nós, profissionais da área de línguas, chamamos a capacidade de se virar com o idioma, sem precisar da ajuda de ninguém, de Independência Linguística. E isso, lógico, leva tempo e prática para conquistar.

Em inglês, o tempo futuro pode gerar muitas dúvidas, já que não existe uma única forma de expressar uma situação que irá acontecer. O que nós temos em inglês é algo que chamamos de FUTURO PRÓXIMO ou PLANEJADO (going to), e FUTURO DISTANTE (will).

Qual é a diferença entre essas duas frases?

1 – I’ll call you tomorrow. (Eu vou te ligar amanhã.)

2 – I’m going to call you tomorrow at 7 pm. (Eu vou te ligar amanhã às 7pm.)

Lógico que na primeira usamos o WILL + VERB + COMPLEMENT e na segunda, a gente usou a fórmula TO BE + GOING TO + INFINITIVE. Mas existe alguma diferença no significado?

A resposta é: Sim. As duas frases podem ser usadas para a mesma coisa, no entanto, quando a sua intenção é que muda, deveremos então utilizar o tempo verbal correto. Calma que vou explicar:

Frase número 1:

Você acabou de tomar essa decisão e está comunicando para a pessoa que vai dar uma ligadinha. Esse tempo também serve para aquele famoso EU TE LIGO de brasileiro… Sabe? Aquele que nunca acontece? Ou seja você tem uma intenção mas não sabe quando e exatamente você vai fazê-la. Só sabe que um dia ou uma hora você vai ligar.

Outros exemplos:

  • I will start my diet soon. (Eu vou começar a minha dieta logo.) (essa frase é para mim)
  • I will contact you about the house. (Eu vou entra em contato com você sobre a casa.)

Quando? Onde? A que horas? Não sabemos. Só sabemos que um dia isso vai acontecer.

Tomemos agora o exemplo da frase número 2:

I am going to call you tomorrow at 7 pm. Note que aqui existe um plano, uma hora ou mesmo um dia para quando a ação vai acontecer. Neste caso a ação vai acontecer amanhã, às sete da noite.

Vamos analisar outros exemplos:

  • I am going to buy a new car this Saturday. (Eu vou comprar um novo carro neste sábado.)
  • I am going to visit my family in Brazil on Christmas. (Eu vou visitar a minha família no Brasil no Natal.)

Perceberam que quando usamos o TO BE + GOING TO + VERB eu sempre situo a ação no espaço e tempo, avisando à pessoa que a minha intenção tem hora e dia para acontecer?

Espero que tenham entendido. Qualquer coisa deixem uma pergunta aqui que a gente tem o maior prazer em responder.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Após ter trabalhado em várias empresas como a Air Canada e IBM, Rafael se formou pela George Brown College em Artes Culinárias, mesmo tendo diplomas nas áreas de Ciência da Computação, Linguística e Literatura. Mesmo com o curso de culináriia, ele está sempre em busca de novas aventuras no mundo gastronômico, seja descobrindo novos ingredientes ou provando pratos inusitados. Hoje em dia, Rafael Alcantara atua como intérprete e tradutor oficial para a imigração canadense, a Corte de Justiça da Cidade de Toronto e integra o corpo de intérpretes do maior hospital do Canadá.

29 Comentários

29 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Inglês

    Topo