Siga-nos

OiCanadá

Inglês

6 sites e apps com recursos para aprimorar o seu inglês escrito

Em tempos de distanciamento social, a escrita ganha ainda mais importância na troca de emails, nos posts das mídias sociais e no trabalho à distância. Hora então de aproveitar as horas vagas para deixar seu inglês escrito em forma. Pra isso, a gente separou aqui seis sites e apps que podem ser de grande valia.

Mas fique ligado: nenhum dos recursos listados aqui é uma solução para todos os males e a gente precisa continuar quebrando a cabeça e se esforçando. Dependendo do caso de cada um, no entanto, há dicas que podem ajudar e muito tanto quem já está no país quanto quem precisa melhorar sua pontuação para imigração. Portanto… mãos à obra!

1 – Grammarly

O Grammarly é uma ferramenta online com uma versão mais robusta paga e outra mais simples e gratuita. Ele funciona basicamente como um processador de texto que vai dando dicas e fazendo consertos. Dá pra escrever direto nele ou fazer um copiar e colar do word para lá e vice-versa. Dá também pra instalar uma extensão e passar a editar emails, posts nas mídias sociais e tudo mais que passar pelo seu navegador. Mas é preciso ficar atento porque o app segue as regras dos Estados Unidos e isto quer dizer que a ortografia sugerida para muitas palavras pode não ser a opção mais usada no Canadá.

2 – Purdue OWL

O Purdue OWL é um laboratório de escrita mantido pela universidade de mesmo nome, a Purdue, que fica no estado de Indiana, nos Estados Unidos. Esse site deles é uma referência especialmente para quem precisa escrever textos acadêmicos porque é ali que “mora” o guia de estilo APA (American Psychological Association) usado no mundo todo para a publicação de teses em psicologia, pedagogia, sociologia, economia, administração etc. Mas o site vai além e traz informações interessantes também para quem precisa escrever coisas mais leves que dissertações — confira, por exemplo, os exercícios de gramática que vêm com respostas e é bem prático.

3 – Thesaurus

Leva um tempo grande e muita leitura para a gente ampliar legal o vocabulário nosso em outro idioma. Por isso, o Thesaurus pode ser uma mão na roda: você escreve do seu jeito e depois sai procurando sinônimos no site deles para enriquecer seu texto, deixando para trás o lugar comum. Ali você encontra também uma coleção de palavras batidas e que você pode passar a evitar e dicas de gramática. Ah, e mais recentemente eles também lançaram sua própria versão de app tipo o Grammarly — não experimentei ainda, mas vale a pena conferir.

4 – Hemingway App

O Hemingway App é outro software que ajuda a editar e aprimorar o que a gente escreve em inglês e é meio cultuado por jornalistas e blogueiros. Em muitas instâncias ele se parece com o Grammarly, apontando “erros” que nem sempre são erros, como frases mais complexas e uso de voz passiva. Mas ele faz um básico bom, de mostrar erros comuns, erros de digitação, vocabulário pobre e coisas assim. O app também traz um readability score, que dá tipo uma nota pro seu texto — quanto maior for a pontuação, pior está a redação. Vale aqui, no entanto, dizer que a fórmula exigida para pontuar bem neste app é bem restrita. O New York Times fez um teste usando trechos do autor Ernest Hemingway que inspirou o nome da ferramenta e não deu outra: o famoso escritor norte-americano teve péssima pontuação!

5 – CP Guide

O CP Guide é o guia de estilo utilizado pela imprensa canadense. A princípio, ele tem a ver apenas com o mundo do jornalismo, mas na real ele acabou sendo adotado por professores e estudantes também e ajuda demais mesmo a quem precisa entender as regras que regem a pontuação, o uso de abreviações e também de ortografia do inglês oficial do Canadá — um dos grandes desafios é que o idioma local muitas vezes segue o britânico mas, em outras circunstâncias, vai na mesma linha dos Estados Unidos, criando assim belas confusões para quem não cresceu dentro das escolas daqui. O CP Guide tem versão online e também em papel, mas não tem nada de graça. O guia precisa ser adquirido.

6 – Language Portal of Canada

O governo federal mantém um portal todo gratuito dedicado às suas duas línguas oficiais que tem um monte de informações interessantes sobre o francês e o inglês. Ele é muito dedicado à tradução entre as duas línguas, mas tem alguns recurso sob medida para quem quer dar um upgrade no seu inglês. Em especial, vale conferir a seção de quizzes que traz perguntas e respostas sobre temas que cobrem desde gramática e sintaxe até pontuação e vocabulário, passando ainda por um item batizado de “Conhecimentos Gerais” que é uma boa pedida para quem quer entender um pouco mais da cultura e da história do país ou precisa se preparar para o teste de cidadania. 

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Inglês

Topo