Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

5 dicas para agilizar o seu visto de estudante

Estudar fora é um investimento financeiro e também emocional. A experiência traz autoconhecimento, maturidade e muitas vezes tem um impacto bastante positivo sobre o futuro profissional do estudante. Mas mexer com a documentação, providenciar tudo a tempo e da forma exigida pela Imigração canadense pode ser estressante. Alguns cuidados, no entanto, podem tornar tudo mais simples e efetivo. Confira as dicas para pedir sua permissão de estudo!

  1. Faça seu pedido pela internet ou através de um VAC (Visa Application Centre): no Brasil existem 3 VACS — em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Esses escritórios são gerenciados pela empresa VFS Global em nome do governo canadense. No site da VFS, há várias informações importantes em português, mas nem tudo é aplicável para o nosso país (dados biométricos, por exemplo, não são exigidos de brasileiros). Por isso, é legal seguir a recomendação do próprio governo do Canadá e entrar em contato com o VAC mais próximo para tirar qualquer dúvida e ver no que eles podem ajudar em termos de processamento da papelada.  
  2. Não deixe para fazer o pedido em cima da hora: a recomendação oficial é dar entrada com toda a documentação pelo menos quatro meses antes do começo do curso. Mas vale a pena enviar até com uma antecedência maior. É possível checar online o tempo médio de processamento das solicitações. A informação neste caso é dada sem considerar o tempo que leva para os documentos serem levados do VAC para o pessoal do departamento de imigração. Além disso, o tempo fornecido, apesar de dar uma boa ideia, não é para ser levado ao pé da letra, pois pode mudar sem aviso prévio. Portanto, sempre dê uma boa margem na hora de calcular a data máxima para envio da sua solicitação. Quando este texto estava sendo escrito, o tempo de espera da permissão de estudos era de 8 semanas para o Brasil.
  3. Agite o seu exame médico e antecedentes criminais assim que possível: quem vem para ficar mais de seis meses tem que enviar estes dois documentos e, quanto antes entregar… melhor! Antecedentes criminais são um assunto da Polícia Federal. Eles não custam nada, valem por 90 dias e podem ser obtidos neste link. Caso o seu prazo esteja apertado, é possível fazer seu exame médico antes de realizar a solicitação do visto e já incluir os resultados na aplicação, é o que eles chamam de Upfront Medical Report. É importante lembrar somente exames médicos realizados por médicos credenciados junto à Imigração canadense são válidos.
  4. Cheque tudo várias vezes até ter certeza de que está tudo preenchido direitinho e legível: a solicitação vai bater na trave e voltar para o seu colo se alguma coisa não estiver clara ou faltando. Use a lista de checagem que o governo fornece junto com o seu kit de visto para estudante. Não deixe ainda de fornecer traduções juramentadas dos antecedentes criminais, diplomas etc.
  5. Pague as taxas sem atraso: o governo leva mesmo a sério os processos, as datas e tudo mais. Faça o mesmo — encare com seriedade todos os prazos e os procedimentos para depois não ficar na maior agonia sem saber se as coisas vão dar certo.

No mais, boa viagem e bons estudos!


1 Comentário

1 Comentário

  1. Mapasi Costa Kabeya

    28/mar/2018 at 10:16 AM

    Boa Srs. respeitosamente venho por este meio fazer um pedido para adiquirir o visto de estudante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Vistos e Imigração

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Posts Populares

Topo