Siga-nos

OiCanadá

Turismo

Badlands prontas pra fazer as pazes com o turismo

Após três anos de visitação proibida, os sete hectares da chamada Cheltenham Badlands, em Ontário, prepara-se para voltar a abrir para o público ainda neste verão.

O termo “badlands” é utilizado por geólogos para designar terrenos compostos por formações rochosas “macias” onde não há presença de vegetação e a erosão reina solta. Em português, este tipo de formação é conhecido como terras baldias, exatamente pela escassez de plantas. Mas outros idiomas traduzem o termo como terras más, porque, na prática, não é nada fácil caminhar sobre a terra solta e argilosa que recobre o sobe desce dos morrinhos.

Agora não é só a forma que faz das Badlands de Cheltenham um espetáculo imperdível. O local impressiona também pelas suas cores. O óxido de ferro presente no xisto que compõe o solo dá à paisagem um incrível tom avermelhado que recebe ainda faixas esverdeadas, que são fruto de uma reação do óxido de ferro com as águas que circulam abaixo da terra.

Tudo isso — forma, ausência de vegetação, cor e até a dificuldade de caminhar por ali — fazem destas Badlands, que ficam a apenas 36 minutos de carro de Toronto, no município de Caledon, um lugar raro e muito procurado por visitantes.

A forte demanda, no entanto, encontrava até então uma área sem nenhuma estrutura para receber tantos visitantes. O pessoal estacionava nas estradinhas rurais, não havia trilhas definidas nem gente para assegurar o cumprimento das regras e a segurança dos turistas e do ambiente.

Tudo isso levou à decisão de se erguer uma cerca e outras barreiras para impedir a visitação enquanto o governo de Ontário se organizava para construir um estacionamento, trilhas bem marcadas, um calçadão e um plano de manutenção e proteção da área.

Cerca de 250 mil dólares depois, a Cheltenham Badlands está quase pronta para fazer as pazes com os visitantes. A expectativa é que tudo esteja aberto para o público antes do fim do verão.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Turismo

Topo