Siga-nos

OiCanadá

Universidade de São Bonifácio

Educação

Onde encontrar universidades e faculdades com ensino em francês pelo Canadá afora

O Canadá é um país com dois idiomas oficiais, o francês e o inglês. Mas é coisa relativamente rara encontrar canadenses que de fato falem as duas línguas. O que mais se vê são áreas de prevalência, com o francês concentrado em Quebec, mas com firme presença também em determinadas áreas espalhadas por todo país. Isto cria oportunidades interessantes para quem quer aprender e curtir as duas culturas e os dois idiomas de uma só vez.

E para quem já tem um bom inglês, cria também a possibilidade de se estabelecer como um profissional que domina os dois idiomas, o que é sempre interessante, por exemplo para quem pensa em trabalhar no governo.

Confira aqui, então, onde se escondem estas oportunidades.

Alberta

Em Edmonton, há o campus Saint-Jean da Universidade de Alberta com formação nas áreas de saúde, administração, pedagogia e muito mais. Pontos extras: a Universidade de Alberta está entre as cinco melhores do país e entre as 100 melhores do mundo.

British Columbia

Em Vancouver, a única opção para quem quer estudar em francês é o College Educancentre que traz cursos variados, como organização de eventos, técnico em educação ou assistente de fisioterapia. E pertinho dali há também a universidade Simon Fraser que oferece ensino na área de letras e de educação. Este campus, tecnicamente falando, está fora da capital da Colúmbia Britânica, mas na real a cidade de Burnaby é vizinha colada, praticamente um suburbia de Vancouver. Então, na prática, é tudo a mesma coisa.

Manitoba

Em Winnipeg, capital da província de Manitoba, temos a Universidade de São Bonifácio, uma afiliada da Universidade de Manitoba, com cursos em administração, tradução, biologia, química, matemática e serviços sociais.

New Brunswick

Já na outra ponta do Canadá, em New Brunswick, encontramos a Universidade de Moncton, onde a dica é fazer mestrado ou doutorado em medicina — ou cursos de extensão só para desenrolar o seu francês. Na mesma província, mas na cidade de Bathurst, há ainda a opção de fazer um college. O Colégio Comunitário de New Brunswick tem um cardápio bem variado de programas englobando mais de 950 carreiras e se gaba ao dizer que 90% dos seus alunos saem de lá empregados.

Nova Escócia

A pequena Universidade de Santa Ana fica na charmosa Halifax, à beira do Atlântico, e traz cursos em várias áreas, com destaque para biologia e letras com especialização em francês. Eles garantem estágio para muitos dos seus programas e ainda juram que 90% dos formandos saem dali direto para uma vaga legal no mercado de trabalho.

Ontário

Diferente dos Estados Unidos, o college no Canadá é um curso técnico que a pessoa pode fazer depois de encerrar o ensino secundário. Esse é o caso do College Boreal, que fica em Sudbury, bem no norte de Ontário, e oferece cursos nas mais diversas áreas — de paramédico a encanador, passando ainda por técnico em estética ou técnico em informática. Na mesma cidade existem ainda duas outras oportunidades: a Universidade de Sudbury — com cursos na área de jornalismo, estudos indígenas e filosofia — e a Universidade Laurentiana, que cobre áreas como pedagogia, administração, biologia, matemática e muito mais (só fique ligado aqui porque certos cursos são em inglês, outros em francês e alguns são bilíngues).

Em Ottawa, capital do país, há três opções: a Universidade St. Paul, que traz cursos na área de humanas com um enfoque religioso, o college La Cité, que tem cursos de A a Z com duração entre 1 a 3 anos, e ainda o College Dominicano que, apesar do nome estranho, é uma universidade bilíngue, mas com cursos apenas de teologia e filosofia.

Também na área de humanas, mas baseada em Toronto e ligada à prestigiosa Universidade de York, temos a Glendon com um amplo leque de cursos nas áreas de biologia, psicologia e humanas. E, por fim, temos a pequena Universidade Hearts, na região nordeste de Ontário, e que atua nas áreas de administração e pedagogia.

Saskatchewan

Na capital da província, Regina, a universidade de mesmo nome tem uma faculdade com cursos apenas em francês e que é conhecida como La Cité. A oferta, porém, é limitada a apenas pedagogia e enfermagem. Já em Gravelbourg — a cerca de 2 horas de Regina — o College Mathieu oferece cursos técnicos de auxiliar administrativo, assistente para jardim de infância, soldador, auxiliar de fisioterapia e técnico em turismo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Educação

Topo