Siga-nos

OiCanadá

Educação

As universidades canadenses entre as 100 melhores do mundo

Há mais de 50 anos, o Times High Education (THE) levanta e analisa dados comparando 1300 universidades de 93 países para depois lançar um ranking das melhores instituições do mundo. E na sua prestigiosa lista de 2019, cinco universidades canadenses aparecem entre as cem melhores do mundo. Conheça mais sobre estas escolas e tudo que elas podem oferecer.

Em primeiro lugar no ranking do país e em 21º no ranking mundial, a Universidade de Toronto (UofT) atende cerca de 60 mil estudantes, foi fundada em 1827 e oferece mais de 700 cursos de graduação além de 200 programas de mestrado e doutorado.

De lá saíram cinco primeiro-ministros do país e dez prêmios Nobel. Também são ex-alunos da UofT o ator Donald Sutherland e a autora de “The Handmaid’s Tale”, Margaret Atwood. E em seus laboratórios foram inventados a insulina e o microscópio eletrônico comercial.

A Universidade de British Columbia tem pouco mais de 50 mil estudantes e se vangloria de ser a instituição de ensino superior mais internacional da América Norte, com 30% do seu quadro discente sendo de estrangeiros de 150 países diferentes. Ela é a segunda melhor do Canadá e a 37º do mundo.

O mais famoso ex-estudante da UBC é o jovem primeiro ministro atual do Canadá, Justin Trudeau, que se formou em pedagogia por lá em 1998 e atuou como professor de Matemática e Francês na região.

Já a McGill é a mais antiga universidade de Montreal e uma das poucas que funciona em inglês na província de Quebec. Ela também abriu o primeiro curso de medicina do país em 1829.

Hoje a McGill é a terceira colocada no país, ocupa o 44º lugar do mundo e oferece mais de 300 cursos. De suas salas saíram grandes figuras do mundo da arte, como o cantor, poeta e compositor Leonard Cohen e o ator William Shatner, que imortalizou o Capitão Kirk da primeira série pra TV “Jornada nas Estrelas”. Isso, claro, e mais 12 prêmios Nobel, a invenção do acrílico, a descoberta de que os átomos podiam ser divididos e o primeiro mapa do córtex motor, uma região do cérebro responsável por vários movimentos, inclusive as nossas habilidades manuais.

Em quarto lugar no país e 77º na classificação mundial, a Universidade McMaster é a única entre a cinco melhores do Canadá que não está localizada nos grandes centros urbanos. Com sede em Hamilton, Ontário — uma cidade com pouco mais de meio milhão de habitantes — a McMaster oferece vida tranquila e qualidade de ensino de primeiro mundo desde 1887.

De lá saíram gente como Roberta Bondar, a primeira mulher astronauta do Canadá, que se formou em neurologia na McMaster e foi por mais de dez anos a chefe de medicina espacial da NASA. E Martin Short, que fez curso de Assistente Social ali antes de se mudar para os EUA e alcançar fama como comediante, ator e escritor — um de seus maiores sucessos foi o filme “Los Tres Amigos”, onde atuou ao lado de Steve Martin and Chevy Chase.

Além disso, a pequena universidade, apesar de ter apenas 25 mil estudantes, já coleciona quatro prêmios Nobel e uma lista impressionante de contribuições à engenharia e à medicina, em especial no ramo de células-tronco.

Por fim, temos a Universidade de Montreal, que ensina em francês, e cujo campus está situado na cidade de mesmo nome. Ali encontramos alguns centros de excelência, como o MILA, um centro de pesquisa especializado em aprendizagem, o IRIC, que é um instituto de pesquisa em imunologia e câncer, além do CRDP, que é o mais respeitado centro de pesquisa em direito público do país.

Com 66.500 estudantes, a Universidade de Montreal ficou em 5º lugar no país e 90º no mundo e tem no seu hall da fama pelo menos um prêmio Nobel, além de ter sido responsável pela formação do mais famoso ex-primeiro ministro do Canadá, Pierre Trudeau, que é também pai do atual do primeiro-ministro canadense.

Para mais detalhes sobre a pesquisa, acesse o site Times High Education.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Educação

Topo