Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Brasil é o 7º país com mais imigrantes desembarcados no Canadá em 2021

O governo canadense compila e analisa dados de imigração com afinco desde 1980 porque acredita que precisa entender bem quem vem, como vem, quem fica e como fica para assim estabelecer seus próximos passos. E os números revelam um incrível salto na presença brasileira no país. Veja aqui quantos somos, a que ritmo esse crescimento vem acontecendo e ainda quais países estão à frente do Brasil neste ranking.

Que ninguém se engane: o número de brasileiros chegando de mudança para o Canadá não para de crescer, mas ainda parece uma gota em um oceano quando comparado com os quase cem mil indianos que fizeram o mesmo deslocamento em 2021.

Image

Em segundo lugar, vem a China, que chega perto dos 25.000, e depois disso os números despencam para 13.310 filipinos, 12.500 nigerianos, 10.510 franceses e 9.525 norte-americanos. Só aí entram os 9.525 saídos do Brasil, com iranianos, paquistaneses e sul coreanos fechando a lista dos dez.

Já a trajetória da presença brasileira no Canadá de 2015 para 2021 é impressionante. Há uma queda em 2020 que tem ligação direta com a pandemia e que, portanto, precisa ser desconsiderada, mas o volume registrado no ano passado, se comparado a 2015, revela um crescimento de 550% em termos de PRs (permanent residents). Resta, porém, ver como os brasileiros vão se comportar nos próximos anos — se a tendência de forte alta vai seguir adiante, se esse patamar será o novo padrão ou se os números cairão.

Image
Entrada de PRs brasileiros no Canadá – 2015 e 2021

Mas não é só de PRs que a presença brasileira se faz sentir no Canadá. Aos poucos o pessoal vem descobrindo e tirando vantagem de programas como o Temporary Foreign Worker (TFW), que garante um visto de trabalho específico para uma vaga de acordo com as necessidades de um determinado empregador canadense depois de uma análise (LMIA) em que o governo chega à conclusão de que é mesmo impossível para a empresa achar por aqui alguém capaz ou interessado na posição. Note na tabela abaixo como o efeito da pandemia também se mostra presente interrompendo um crescimento constante em 2020 no programa TFW.

Image

Há também um outro programa que os brasileiros têm utilizado cada vez mais e que abarca as exceções estabelecidas pelo governo federal em relação a vagas onde há tanto desespero por mão de obra que a LMIA chega a ser dispensada. Trata-se do International Mobility Programa (IMP) — uma categoria tão forte que nem viu muito efeito da pandemia sobre seus números. 

Image

Aqui o crescimento dos brasileiros também impressiona com estagnação sentida apenas entre 2019 e 2020, anos pandêmicos. Mesmo assim, a estabilidade surge no pico, e isso pode ser um forte indicativo de que o número deve voltar a subir, seguindo a tendência consolidada. 

Os dados

Todos os gráficos construídos aqui usam dados fornecidos pelo Open Data do governo canadense (o portal de transparência do governo federal). Os recortes diferentes de datas representam quando um determinado programa de imigração ou trabalho foi lançado.

Para saber mais

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Vistos e Imigração

    Topo