Siga-nos

OiCanadá

Oásis

Turismo

Conheça os yurts, oásis, oTENTIKs e micrOcubes à sua espera nos parques do Canadá

Já está aberta a temporada de reservas para acomodações nos parques federais do Canadá. E o que não falta é opção interessante para todo tipo de aventureiro. Além do tradicional camping, dá para curtir outras inusitadas formas de (quase) acampar, como os yurts, oásis, oTENTik, micrOcubes e, claro, os cabins mais tradicionais.

Yurts

Inspirados nas casas tradicionais dos povos nômades da Ásia Central, os yurts dos parques federais canadenses podem receber até quatro pessoas. As unidade são redondas, com 6 metros de diâmetro e vêm equipadas com camas, um deque externo e uma churrasqueira a gás. Todo yurt tem também porta trancável, mas não há água nem banheiro. Para isso o visitante precisa utilizar as instalações normais do parque.

Oásis

O oásis é a mais diferente de todas as opções com seu formato meio gota d’água e uma janela ampla de vidro. Dentro dos 6 m2 da construção, há um sofá-cama e ainda uma espécie de rede em um mezanino, o que torna possível receber dois adultos e duas crianças até 12 anos de idade. Em alguns parques, o oásis fica em cima de um deque, mas em outros ele oferece uma vista ainda mais interessante, pois fica na altura da copa de uma árvore de médio porte.

MicrOcubes

Já os MicrOcubes têm um design contemporâneo e cerca de 10 m2, com uma parede inteira de vidro para uma vista panorâmica da natureza. A construção fica em cima de uma base de madeira que se estende formando um deque e vem equipada com uma cama tipo double além de uma mesa com duas cadeiras.

TENTiks

Na outra ponta, os TENTiks são uma espécie de evolução das tendas que se aproxima muito do conforto de uma “cabin”. Elas vêm com três camas duplas, podendo assim receber até seis pessoas e oferecem ainda comodidades como eletricidade, banho com água quente, aquecimento, churrasqueira e espaço para fogueira ao ar livre

Cabins

As cabins são acomodações, em geral, um pouco maiores e que variam muito de parque para parque. O melhor caminho para localizar uma unidade é visitar o site específico de um dos muitos parques federais e checar os detalhes, mas pode-se esperar o mesmo kit de básico — camas (para 4 ou 6 pessoas), mesa e cadeiras lá dentro, e churrasqueira, mesa tipo pic-nic e local para fogueira do lado de fora.

A escolha do local, aliás, é sempre o grande segredo, pois há mais de 200 parques nacionais no Canadá. Nem todos eles oferecem a possibilidade desses tipos de pernoites, mas via de regra há pelo menos espaço para montar sua própria barraca.

Lachine Canal National Historic Site

Outras vezes, a localização é uma deliciosa surpresa. Em Montreal, por exemplo, é possível ficar hospedado durante os meses de verão no coração da cidade, bem no centro antigo, às margens do canal que dá nome ao Lachine Canal National Historic Site, com direito a fazer seu churrasquinho e curtir uma vista fantástica da maior cidade do Quebec. E a poucos passos das muitas atrações na área do porto.

Para fazer sua reserva e ver mais detalhes, visite o site Parks Canada. Lá é possível baixar guias dos parques por região, escolher um local e até fazer uma reserva. Mas não demore, porque a procura é grande.

2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Turismo

    Topo