Siga-nos

OiCanadá

OCAD University, Toronto, ON

Educação

Localização da universidade pode deixar curso até três vezes mais caro

A “tuition fee” é o valor pago para se estudar em uma universidade canadense e o seu valor muda dramaticamente de uma província para outra. Os cursos mais baratos ficam em torno de $12 mil por ano, mas há lugares em que a taxa chega a quase triplicar! Veja aqui a média de valores para cada província canadense.

Há pelo menos três fatores determinantes de uma “tuition”: o curso escolhido, a instituição de ensino e a localização da escola. As universidades mais famosas e reconhecidas costumam ser mais caras e os cursos que exigem mais equipamento e recursos também tendem a ser mais dispendiosos. Mas o mais importante mesmo é a localização.

As universidades canadenses recebem apoio financeiro do governo das províncias e isto impacta no custo final dos cursos. Para o período de 2018/2019, a Statistics Canada — uma agência federal tipo o IBGE brasileiro — concluiu que os estudantes internacionais pagaram em média $27.159 por ano.

Segundo este levantamento, a “tuition fee” mais em conta foi registrada em Newfoundland and Labrador ($12,035), seguida por New Brunswick ($14,290), Manitoba ($15,582) e Nova Scotia ($17,662). Depois o número passa da casa dos $20 mil, com Saskatchewan ($20,211) e três províncias em torno dos $21.500 por ano: Prince Edward Island, Alberta e Québec.

No topo das mais caras, estão British Columbia ($25,472) e Ontario ($34,961) — lembrando ainda que quem tem cidadania ou residência permanente paga bem menos que isso. Em Ontário, por exemplo, o valor cai para $8.838 — o aluno estrangeiro desembolsa quase quatro vezes mais!

Os cursos mais caros no ano acadêmico que começou em setembro de 2018 e termina em julho de 2019 foram Odontologia, Medicina, Direito e Farmácia.


2 Comentários

2 Comments

  1. Anônimo

    26/maio/2019 at 07:17

    Esses valores dos cursos são em dólares canadenses?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Educação

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo