Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Empresas de imigrantes geram mais empregos que as canadenses

O fluxo constante de novos imigrantes têm gerado a criação de empresas jovens e contribuído de maneira significativa para o surgimento de novos postos de trabalho. Ao mesmo tempo, o empreendedor não nascido no Canadá lidera empresas com maiores índices de crescimento.

O levantamento realizado pela Statistics Canada — um órgão governamental equivalente ao IBGE — cobre o período de 2003 a 2013, mas só foi divulgado recentemente. No entanto, a agência afirma que as mudanças nesta área ocorrem de maneira lenta e que a tendência ainda se aplica aos dias de hoje.

As empresas fundadas por imigrantes tiveram um saldo positivo, considerando posições criadas e eliminadas, de 400 mil novos postos de trabalho no período. Além disso, elas apresentam um ritmo de crescimento 20% maior que as firmas de propriedade de canadenses. A vantagem, porém, diminui à medida que as empresas pertencentes a imigrantes ficam mais velhas.

Por outro lado, imigrantes tendem a ter negócios menores que os canadenses, empregando cerca de quatro pessoas enquanto as firmas de empreendedores nascidos no Canadá tem, em média, sete trabalhadores.

O caminho do empreendedorismo para os estrangeiros radicados no país também não é fácil. Os primeiros dois anos após a chegada registram níveis bem baixos de abertura de empresas.. Os imigrantes estão aí em uma fase de estabelecer sua network, entender o mercado, descobrir possíveis financiamentos e aprender as regras do mundo dos negócios no Canadá. A diferença positiva é notada quando eles atingem seu sexto ano no país. É aí que o grupo começa a abrir empresas além da média dos canadenses.

Muitos recém-chegados também estão simplesmente à procura de emprego e só partem para a abertura de uma empresa quando se sentem “empurrados” pela falta de oportunidades. Isto pode explicar ainda o fato de 19,6% dos imigrantes trabalharem por conta própria (como self-employed) — um número maior que os 16,1% registrados entre os canadenses.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Trabalho

    Topo