Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Canadá oferece os locais de trabalho mais acolhedores do mundo

A empresa Kantar diz que chegou a essa conclusão após realizar uma pesquisa digital com 18.000 pessoas em 14 países entre abril e junho deste ano.

Os resultados publicados em setembro detalham que o posicionamento do Canadá decorre da representação feminina em altos níveis corporativos, bem como do fato de que a maioria dos canadenses acredita que seus empregadores buscam ativamente um ambiente de trabalho mais diversificado e aberto.

Cada país avaliado recebeu uma pontuação final geral após somar pontos atribuídos a métricas como “senso de pertencimento”, “ausência de discriminação” e “presença de comportamento negativo”. Para cada categoria, os entrevistados receberam várias declarações e precisavam dizer se concordavam ou não com cenários individuais, ou se já os haviam experienciado.

Os EUA se posicionaram logo após o Canadá, em segundo lugar, com muitos pontos conquistados pela diversidade de gênero e étnica nos níveis de liderança sênior. Mais de 60% dos entrevistados americanos disseram acreditar que seu empregador estava tentando incluir pessoas de todas as origens em sua força de trabalho.

Alemanha, Itália e Espanha completaram os Top 5, com México e Cingapura recebendo as pontuações mais baixas.

Índice de Inclusão Kantar

  1. Canadá
  2. Estados Unidos
  3. Alemanha
  4. Itália
  5. Espanha
  6. Holanda
  7. Brasil
  8. Reino Unido
  9. França
  10. Polônia
  11. Japão
  12. Austrália
  13. Singapura
  14. México

Discriminação no local de trabalho

Enquanto o Canadá recebeu uma classificação geral de 66%, o estudo também descobriu que ainda há muito trabalho a ser feito para que o país torne seus locais de trabalho mais tolerantes e acolhedores.

Segundo a pesquisa, 20% dos canadenses e 17% dos americanos sofreram bullying no trabalho no ano passado.

Globalmente, um quinto dos entrevistados afirmou ter sido vítima de bullying ou assédio no trabalho nos últimos 12 meses. Enquanto isso, 80% disseram ter observado ou sofrido discriminação — mas apenas um terço achou que era capaz de denunciá-la.

Um em cada dez funcionários de uma minoria étnica disse aos pesquisadores que eles sentiam que eram tratados de maneira diferente no trabalho por causa de sua etnia, enquanto um quinto de todos os trabalhadores acreditava que os colegas de minorias étnicas tiveram sua progressão na carreira prejudicada por causa de suas etnias.

Indústrias mais acolhedoras

O relatório da Kantar também detalhou suas descobertas por setor, classificando-os com base no feedback dos entrevistados.

Os que trabalham nos setores farmacêutico e educacional estariam mais satisfeitos com o local de trabalho, enquanto o setor de tecnologia recebeu a pontuação mais baixa.

  1. Saúde e produtos farmacêuticos
  2. Educação
  3. Serviços profissionais
  4. Varejo, atacado e comércio eletrônico
  5. Serviços financeiros
  6. Setor público
  7. Viagem, transporte e logística
  8. Construção e imóveis
  9. Fabricação
  10. Tecnologia e telecomunicações

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Trabalho

Topo