Siga-nos

OiCanadá

Educação

York University possui parcerias com mais de 150 países, inclusive o Brasil

A York University é a terceira maior universidade do Canadá e uma das melhores na área de Direito, Belas Artes e Administração. Com a reputação de formar alguns dos mais influentes profissionais do país, a instituição se destaca também por oferecer excelentes MBAs e outros cursos de pós-graduação, além de parcerias com empresas e universidades em mais de 150 países.

Com mais de 54 mil estudantes, a York University é considerada uma boa universidade por diversos motivos. Um deles é o Glendon, um dos 11 centros de estudos da instituição que oferece cursos bilíngues nas áreas de humanas e ciências sociais, em salas de aula com uma média de apenas 26 estudantes. Outro destaque é a York’s Schulich School, citada pela revista britânica The Economist como um dos vinte melhores MBA’s do mundo.

O fato da universidade ser dividida em centros de estudos faz com que sejam criadas diversas comunidades estudantis, beneficiando o aluno. Além do Glendon e do Schulich School, há também o Centro de Belas Artes ( o primeiro do país), Estudos Ambientais, Educação, Saúde, Lassonde School (na área de engenharia), Osgoode Hall Law School (a mais antiga escolas na área de direito consuetudinário do Canadá), Ciências, Estudos de Pós-Graduação e Estudos Profissionais e Artes Liberais.

 A instituição oferece um ambiente casual e uma grande quantidade de cursos,  como o de Gestão em Emergência e Desastre, o único do país. Nele, o estudante aprende técnicas e metodologias utilizadas por organizações governamentais utilizadas em desastres naturais e ataques terroristas. Outro curso que merece ser destacado é o de Engenharia Espacial, no qual pesquisadores contribuíram para a construção de uma estação meteorológica utilizada pela NASA na exploração do planeta Marte. A York University é a única escola do Canadá especializada em programas meteorológicos, incluindo pós-graduações na área.

Parceria global

A York University possui uma parceria com universidades de mais de 150 países, incluindo o Brasil. Em abril desse ano, o presidente da instituição, Mamdouth Shoukri, visitou algumas cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Campinas, e ofereceu duas bolsas para estudantes brasileiros em cursos de graduação e mais duas bolsas para alunos que querem estudar inglês no país, através do Instituto de Língua Inglesa da York University (YUELI).  Shrouki também assinou um Memorando de Acordo com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e a Fundação Dom Cabral, o que irá facilitar a colaboração com universidades e empresas brasileiras.

“Queremos que nossos estudantes se tornem cidadãos do mundo, aumentando seu conhecimento e habilidades através de programas e pesquisas internacionalizados e conectados globalmente”, disse Shrouki em um comunicado. “Essa nova era de parceria com o Brasil é uma extensão da liderança da York em educação e pesquisa internacionais e colaboração com instituições internacionais”.

Pela York University já passaram algumas das figuras mais importantes do Canadá, como o astronauta Steve MacLean (presidente da Agência Espacial Canadense), o ex-líder do NDP (Partido Democrático Novo) Jack Layton, Jim Flaherty (atual ministro das finanças no Canadá) e o escritor Nino Ricci (autor do premiado “Lives of the Saints”).

Atividades extracurriculares e acomodação

A York University traz uma série de atividades extracurriculares para os seus estudantes. São mais de 290 clubes estudantis, fazendo com que a universidade seja uma das mais ricas do país no que se refere à vida social e cultural do estudante. Uma vez por ano eles participam do Multicultural Week, um festival organizado pela instituição que inclui grupos de dança, música, gastronomia e uma parada.

Em 2010, o time de futebol masculino da York University, conhecido como Lions, venceu o campeonato Canadian Interuniversity Sport pela segunda vez em três anos. Outros esportes praticados pelos alunos da universidade são basquete, tênis, vôlei, rugby, hóquei e luta livre.

É possível residir no campus, em um dos mais de 3.600 apartamentos reservados para os alunos.  Os preços variam de $5.512 a $9552 por ano. Alguns pacotes incluem duas refeições. Para mais informações, visite o site da York University sobre moradia para estudantes.

Diversos eventos de networking são realizados pela York University com o objetivo de proporcionar o contato entre o estudante e profissionais de diversos setores. O próximo acontece no dia 24 de janeiro de 2013, no Technology Enhanced Learning Building (um dos prédios da universidade), onde várias empresas devem contratar para preencher as vagas de emprego em período integral, meio período ou estágio . Outros detalhes podem ser obtidos online.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Educação

Topo