Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Imigração canadense limita opções de escolas de inglês para estudos acima de 6 meses

Quem está planejando estudar no Canadá por mais de 6 meses precisa ficar alerta na hora de escolher uma escola de inglês. Somente escolas que possuem um número de DLI – Designated Learning Institution, poderão emitir cartas de aceitação válidas para o pedido da permissão de estudos.

A mudança foi anunciada para entrar em vigor no dia 1 de junho de 2014 mas, na prática, o consulado canadense no Brasil ainda não está exigindo o DLI para emitir permissões de estudo. Segundo informado pelo consulado, a mudança deve ocorrer em breve.

Em resumo, quem pretende estudar por até 6 meses (24 semanas) no Canadá pode solicitar o visto de turista e não precisa estar matriculado em uma escola de inglês com DLI. Mas quem pretende estudar por mais de 6 meses (25+ semanas) precisa escolher uma escola que possua DLI.

Nesse primeiro momento, poucas escolas foram selecionadas e a opções ficam um pouco limitadas. Até escolas credenciadas pelo Languages Canada ficaram de fora da primeira versão da lista, mas o governo promete atualizá-la com frequência em seu website. É importante notar que o fato de uma escola ainda não possuir um DLI não está ligado à questões de qualidade no ensino, principalmente nesse primeiro momento em que muitas escolas, apesar de qualificadas para possuírem um DLI, ainda não tiveram sua papelada processada ou esbarraram em alguma exigência menor.

Enfim, na dúvida de se a escola de sua preferência vai ter um DLI em tempo de você aplicar para a permissão de estudos ou não, o melhor é se matricular em uma escola que já possua o DLI e minimizar riscos e estresse.

Mas, se você já está matriculado em uma escola sem DLI para um curso acima de 6 meses, o ideal é consultar sua agência ou a escola diretamente sobre a previsão para recebimento do DLI ou solicitar um reembolso para poder se matricular em outra escola. Outra opção seria, caso o seu curso inicie em até 6 meses, já aplicar para a permissão de estudos enquanto o consulado no Brasil ainda não implementou a mudança. Consulte seu despachante sobre as opções.

Entre as escolas de Toronto que já possuem DLI e são válidas para estudos acima de 6 meses estão:

Para ver a lista completa e atualizada, visite o site do governo canadense.

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Vistos e Imigração

    Topo