Siga-nos

OiCanadá

Dinheiro

Novo imposto HST chega a Ontário

Este 1º de julho marca o aniversário de 143 anos do Canadá, mas para os moradores das províncias de Ontário e Colúmbia Britânica, esta data também significa a chegada do temido Harmonized Sales Tax (HST). Veja como funciona o imposto e quais são os serviços que passam a custar mais caro a partir de hoje.

A partir de hoje, os impostos Good and Services Tax (GST) e o Provincial Sales Tax (PST) passam a ser um só, o Harmonized Sales Tax. Em números, o HST é a combinação dos cinco por cento do GST com os 8% do PST, ou seja, produtos e serviços passam a receber 13% de imposto. Na Colúmbia Britânica, o HST é de 12%.

Na prática, cortes de cabelo, mensalidade de academia de ginástica e até limpeza de carpete, ou seja, serviços cujos valores recebiam apenas 5% de GST, agora receberão 13% de HST. Os custos de energia elétrica, gás natural e aquecimento doméstico também sofrerão aumento para a maioria dos consumidores de Ontário. A gasolina e óleo diesel, que estavam isentos do imposto de 8% da província, serão submetidos aos 13% do HST.

O imposto sobre bebida alcoólica irá diminuir, mas os preços não. Em Ontário, os 13% de imposto único serão cobrados aos consumidores, em substituição ao imposto atual de 5% de GST e taxa de álcool de 12% no varejo, ou 10% em bares e restaurantes licenciados.

Enquanto o HST vai realmente diminuir as taxas de imposto sobre a bebida no bar, os proprietários terão de pagar imposto de 13% pelo fornecimento de bebidas alcoólicas. Isso é um grande salto, bem acima dos 5% de GST pagos atualmente. A esperança é que eles possam recuperar todos os impostos antecipados mais tarde, através de créditos fiscais. Muitos comerciantes dizem que vão repassar esta diferença para o consumidor.

O HST não se aplica às aquisições de casas revendidas, mas se aplicará a novas residências com custos maiores do que C$400.000. Em Ontário, os compradores de casas novas receberão descontos de até 24 mil dólares para atenuar o impacto do imposto único.

Para mais esclarecimentos, visite a página oficial do HST.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Dinheiro

Topo