Siga-nos

OiCanadá

Lazer

Dia do Planeta no Hospital SickKids

A data foi comemorada com festa, que quebrou a rotina dos pacientes e lembrou a importância da preservação do meio ambiente.

Foi um dia diferente no Hospital Infantil SickKids, no centro de Toronto. Dia de reciclagem: roupas e livros, que iriam para o lixo, viraram doações e agora, vão ganhar novos donos. Quem contribuiu para a campanha recebeu em troca uma muda de pinheiro, pra mostrar a importância de se preservar o meio ambiente. O Hospital também fez a sua parte: equipamentos usados, como esta encubadora e esta maca, vão sair daqui para serem utilizados em outros países. E, pra completar, pilhas e baterias foram recolhidas e vão ser descartadas de forma correta. O administrador Ron Lowe, disse que desde dois mil e quatro, já foram investidos cinco milhões de dólares em projetos para a redução do consumo de energia do Hospital, que abriga uma média de trezendos pacientes.

Recentemente nós instalamos painéis solares no telhado para aquecer a nossa água e também passamos a reciclar mais, reciclamos papelão, papel, latas, garrafas, metais, oleo de cozinha e produtos orgânicos, o que representa cinquenta por cento do lixo que o Hospital produz.

E se o momento é de festa em defesa do meio ambiente, não faltaram convidados ilustres: jogadores do time junior do Toronto Maple Leafs mostraram que não entendem apenas de hóquei: eles distribuíram mudas de plantas, passaram adiante a mensagem de preservação do planeta e deixaram o dia destas crianças inesperadamente alegre.

“É muito bom vê-las sorrindo, e eu acho que as crianças gostam disso tanto quanto nós” falou o jogador Greg Scott.

“Eu sei que a gente tem que defender o planeta por causa do aquecimento global”, falou Michel, que nasceu com hidrocefalia e foi fazer um check up. Ele comemorou a data especial cantando.

A iniciativa do Dia do Planeta começou em 1970 nos Estados Unidos, num evento que reuniu milhões de pessoas e levou o Congresso Americano a criar uma Agência de Proteção ao Meio Ambiente. O Canadá aderiu à idéia anos mais tarde e, desde então, o 22 de abril é um dia em que pequenos gestos fazem diferença. Tão pequenos como plantar uma árvore no jardim do hospital. Parece pouco, mas attitudes assim, podem deixar boas sementes.

“É muito simbólico porque esta árvore vai permanecer aqui por um longo tempo, e as crianças vão sempre lembrar que cuidar do meio ambiente é importante pra que a gente tenha um planeta mais seguro e mais saudável no futuro.”, encerrou a enfermeira-chefe Margareth Keatings.

Por Julieta Jacob e Martha Rangel

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Julieta é curiosa, subjetiva e prolixa. É também contraditória o suficiente para admirar o que é simples. Não perde a oportunidade de puxar uma boa prosa, seja na fila do supermercado ou durante uma viagem de avião. Antes de tudo, se interessa por pessoas e pela origem das coisas. Desde os sete anos, quando seu pai comprou uma câmera vídeo, sonha em ser jornalista. O sonho a levou à Universidade Federal de Pernambuco, onde a recifense se formou em Jornalismo. Das brincadeiras com a câmera do pai, veio a paixão pelas telas e pela linguagem audiovisual. Começou na TV Universitária de Pernambuco, passou pela TV Alepe, TV Asa Branca (Caruaru/PE), TV Cultura e TV Globo Nordeste. Em 2008 se mudou para o Canadá, onde juntou sua experiência em televisão com a liberdade da internet. No OiCanadá, Julieta faz o que mais gosta e melhor sabe fazer: contar histórias.

3 Comentários

3 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Lazer

    Topo