Siga-nos

OiCanadá

Saúde

Ter um médico de família é bom para sua saúde

Quando os surtos de gripe acontecem, junto com os constantes lembretes para lavar as mãos, tossir na manga da roupa, e tomar a vacina, você também ouviu que deve consultar seu médico ao perceber qualquer sintoma. Mas, e se você não tem um médico de família?

Encontrando um médico de família

Um bom lugar para começar a sua busca é no site do Ontario College of Physicians and Surgeons. Visite www.cpso.on.ca e clique em Doctor Search. Lá você encontrará informação sobre qualquer médico em particular.

É possível filtrar a busca pelo tipo de médico que você deseja encontrar. Por exemplo, você pode procurar por um médico de família, também conhecido como general practitioner (GP), ou qualquer outro tipo de especialista. Você pode escolher se deseja encontrar médicas ao invés de médicos, se isso for importante para você. Também é possível procurar por um médico que fale a sua língua.

Seja específico com os requisitos. Por exemplo, se você procurar por um GP que fala cantonês, o site encontrará 321 nomes por toda Ontário. Mas se você filtrar a busca por GPs que falam cantonês e estão localizados em Markham, a lista é reduzida para 26 nomes que podem ser mais facilmente gerenciados.

No entanto, você precisa saber que um médico pode recusá-lo como paciente se ele já tiver alcançado o número de pacientes que consegue atender. Dependendo de onde você mora, pode ser mais difícil achar um GP que esteja aceitando novos pacientes. Por lei, um médico em Ontário deve seguir o Código dos Direitos Humanos de Ontário (Ontario Human Rights Code), que proíbe discriminação por raça, local de origem etc.

E que tal uma enfermeira?

Se você está tendo problemas para achar um GP que ainda esteja aceitando pacientes, você pode contatar o Health Care Connect, um programa de Ontário que ajuda pessoas a encontrar médicos e enfermeiros (chamados de nurse practitioners) que estejam aceitando pacientes em suas comunidades.

Um nurse practitioner é um enfermeiro registrado com formação avançada. De acordo com Jane Sanders, diretora executiva da Nurse Practitioners’ Association of Ontario, por lei, os nurse practitioners em Ontário têm autorização para fazer diagnósticos, prescrever remédios e solicitar exames.

“Geralmente, esses enfermeiros trabalham em centros de saúde comunitários ou grupos de saúde da família, ao lado de médicos formados e outros profissionais de saúde. Em situações difíceis ou inusitadas, os enfermeiros podem indicar pacientes aos médicos de família de sua equipe”, diz Sanders.

Encontrando um especialista

Se você precisa de um especialista como cardiologista, pode fazer uma busca no site Ontario College of Physicians and Surgeons, da mesma forma que você faria para encontrar um GP. No entanto, geralmente não é possível marcar consultas diretamente com especialistas.

Para que a sua primeira visita a um especialista seja agendada, geralmente é necessário ser indicado por um GP. O GP irá providenciar para que você vá a um especialista que trabalhe no mesmo bairro ou no mesmo hospital que o GP. Você pode solicitar outro especialista se, por exemplo, você precisa de um que fale seu idioma de origem.

Em alguns casos, é possível marcar uma consulta diretamente com o especialista. Segundo Kathryn Clarke, coordenadora de comunicação sênior do Ontario College of Physicians and Surgeons, isso geralmente ocorre quando o serviço não é coberto pelo cartão de saúde OHIP. Por exemplo, alguns procedimentos de cirurgia plástica não são cobertos, então você pode contatar diretamente o consultório de um cirurgião plástico para agendar uma consulta.

Centros de Saúde Comunitários

Outra alternativa é ir a um centro de saúde comunitário ou, em inglês, Community Health Centre (CHC). Um CHC fornece assistência médica e programas de prevenção, através de médicos e profissionais de saúde. Existem 56 centros de saúde comunitários em Ontário, e a maioria deles oferece serviços especialmente para pessoas que vivem em determinadas comunidades. Todos os CHCs têm o compromisso de prover serviços para portadores de deficiência física e assistência médica completa.

Uma lista de centros de saúde comunitários em Ontário está disponível no site do Ontario Ministry of Health and Long-Term Care.

Encontrando um laboratório

Se o seu médico precisar de mais informações sobre a sua condição, ele poderá solicitar exames de raio-x, sangue, e ultrasom. Geralmente, o médico fornece um pedido por escrito onde descreve quais exames devem ser realizados, junto com o nome e a localização do laboratório.

Se você precisar marcar uma hora para fazer o exame, a recepcionista do seu medico poderá ligar e fazer o agendamento para você, ou você pode fazer por si só. Para alguns exames, é possível ser atendido sem agendamento. Se a recepcionista não comentar nada a respeito, não se esqueça de perguntar.

Se você não receber indicação de um laboratório específico, visite o site College of Medical Laboratory Technologists of Ontario. Desça até a seção Community Laboratories. Você pode clicar em cada um dos links para encontrar um laboratório perto de você.

Em caso de emergência

Se você não conseguir achar um provedor de serviços médicos, pode ir a uma walk-in clinic quando estiver doente. Você pode chegar sem marcar hora e se consultar com o médico que estiver disponível. Você receberá ajuda para o seu problema, mas não receberá um futuro acompanhamento realizado pelo mesmo médico que te atendeu. Não existe um site central sobre onde encontrar uma clínica em seu bairro, mas provavelmente você não terá problemas em encontrar uma se perguntar a seus amigos e vizinhos.

Somente em caso de emergências sérias você deverá ir ao departamento de emergências do hospital mais próximo.

Para mais informações

GILDA SPITZ

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Canadian Newcomer Magazine is a free glossy, magazine with full colour cover and interior. The mission of the magazine is to connect the regions diverse ethnic communities in Canada using one voice and language by providing free information, advice, entertainment and encouragement to new immigrants. To that end, the magazine is written in English, but the vocabulary and grammar are kept as plain and simple as possible - complex ideas written in entry level English. Subjects covered include employment, housing, Canadian lifestyles, health, finances, ethnic media and education. The publication is being used as a teaching tool at many schools throughout the GTA. Canadian Newcomer Magazine is published six times per year with all issues available online in both English and French.

4 Comentários

4 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Saúde

    Topo